Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - 20 anos da morte de Cesar Lattes, brasileiro que marcou a história e esteve próximo de receber o Prêmio Nobel de Física
BEM-ESTAR

20 anos da morte de Cesar Lattes, brasileiro que marcou a história e esteve próximo de receber o Prêmio Nobel de Física

fatimabrasil09/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Dia 8 de março marca 20 anos da morte de Cesar Lattes, em 2024 foi o centenário de seu nascimento. Lattes é um ícone na história da ciência brasileira. Suas contribuições para a física, em especial a descoberta do méson pi, o colocaram em destaque no cenário científico mundial. As diversas homenagens e publicações dedicadas a Lattes neste ano evidenciam a importância de sua obra e seu papel na construção de uma cultura científica no Brasil. O centenário também reacende discussões sobre os desafios enfrentados por cientistas brasileiros para ganhar reconhecimento internacional, tanto na época de Lattes quanto nos dias de hoje.

Do Brasil para o Mundo

Cesare Mansueto Giulio Lattes (1924-2005), foi um dos mais brilhantes físicos brasileiros, e seu nome é frequentemente lembrado quando se discute a possibilidade de o Brasil ter um laureado com o Prêmio Nobel de Física. Nascido em 11 de julho de 1924, em Curitiba no Paraná, e graduado em Física e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP), Cesar Lattes desempenhou um papel fundamental em uma das descobertas mais importantes da física de partículas: a detecção do méson pi, uma partícula subatômica que auxiliou na comprovação da teoria da força nuclear forte.

A carreira de físico e, em particular, a formação de tantos pesquisadores brasileiros, é profundamente influenciada pelo legado de Cesar Lattes. Ele é uma das figuras mais marcantes da Física no Brasil e, até hoje, inspira físicos brasileiros. Além da importância de sua descoberta do méson pi, ele inovou e liderou uma transformação radical na Física de Partículas, destacando a Física brasileira e projetando o Brasil no cenário científico internacional.

Além dessa inspiração, durante meu mestrado e doutorado, tive a oportunidade de trabalhar no grupo fundado pelo Prof. Marcelo Damy, outro grande nome da Física no Brasil, que foi professor de Cesar Lattes. Esse fato reforçou minha admiração por Lattes e me conectou com suas contribuições. Em minha carreira, dediquei-me à Física Experimental e à Instrumentação Nuclear, áreas nas quais Lattes foi um verdadeiro pioneiro.

A contribuição de Lattes para a ciência

Um dos maiores feitos de Cesar Lattes foi realizado em 1947, quando aos 23 anos, enviado por seu professor Gleb Wataghin (1899-1986), trabalhou ao lado do cientista britânico Cecil Powell (1903-1969) e do cientista italiano Giuseppe Occhialini (1907-1993) no laboratório de física da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Juntos, eles utilizaram emulsões nucleares para detectar o méson pi, chamado de píon. Essas emulsões quando expostas a raios cósmicos exibiam a trajetória de partículas de alta energia, carregadas eletricamente, o que confirmava a teoria proposta pelo físico teórico japonês Hideki Yukawa (1907-1981) e que, por sua vez, ganhou o Prêmio Nobel em 1949 por suas previsões teóricas dessa partícula.

Cesar Lattes foi um dos responsáveis por aprimorar as emulsões nucleares, o que abriu um campo inteiramente novo para a física de partículas. Sua abordagem experimental representou uma combinação de rigor técnico e criatividade.

A contribuição de Cesar Lattes foi fundamental para a descoberta do méson pi, pois ele não apenas participou da detecção da partícula a partir de raios cósmicos, mas também conseguiu, posteriormente criar artificialmente mésons pi negativos e positivos, no acelerador de partículas do Laboratório de Radiações de Berkeley, na California, ao lado do norte-americano Eugene Gardner.

Quase Nobel para o Brasil

A descoberta do méson pi foi um marco na física e rendeu a Cecil Frank Powell o Prêmio Nobel de Física em 1950. Contudo, a contribuição significativa de Cesar Lattes e Giuseppe Occhialini para essa descoberta não foi reconhecida pela Academia Sueca, o que gerou debates sobre os critérios de premiação. A restrição quanto ao número de laureados por descoberta e outros fatores, como a juventude de Lattes e sua nacionalidade, podem ter influenciado a decisão de excluir esses importantes cientistas da premiação.

O impacto dessa descoberta ultrapassou os limites acadêmicos, contribuindo não apenas para o desenvolvimento da física de partículas, mas também como um marco no estudo das interações fundamentais do universo.

Apesar de nunca ter recebido o Nobel, a carreira de Lattes foi marcada por inúmeras conquistas e uma contribuição inestimável à ciência, em especial, à ciência brasileira. Ele foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, e teve papel decisivo para a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), antigo Conselho Nacional de Pesquisas, entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para incentivo à pesquisa no Brasil. Seu legado vai além de suas descobertas científicas, pois ele foi um dos responsáveis por ampliar e fortalecer a física experimental no Brasil, formando e inspirando as novas gerações de pesquisadores.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA ANTUNES SANTOS
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde

10/05/2025

Mais precisão diagnóstica para reduzir cirurgias desnecessárias de tireoide é aposta da ATA em novo guideline

10/05/2025

ACG Home Care valoriza os Enfermeiros e oferece oportunidade como franqueado

10/05/2025
EM DESTAQUE

Imposto de renda: Saiba a diferença entre declaração completa e simplificada

10/05/20240

Inteligência Artificial revoluciona a forma como as instituições de ensino se comunicam com seus diversos públicos

08/02/20240

Os desafios de ser mãe de um filho especial

07/05/20240

SBD lança campanha para pais reconhecerem sintomas de diabetes em crianças

15/11/20240

Últimos Dias! Convocatória para a 6º edição do Soy Loco por Ti Juquery termina no dia 09/06

07/06/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.