Empreender não é uma tarefa fácil. Por trás de um “negócio de sucesso”, existem uma série de estratégias e planos que auxiliam o empreendedor no desafio de manter o seu empreendimento funcionando ou até mesmo, dar aquele empurrão inicial para quem deseja mudar de segmento no próximo ano.
Pensando neste cenário, Alexandre Wyllie, Diretor Executivo de Vendas e Marketing da IOB, que une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes, listou alguns pontos importantes de atenção do empreendedor ao abrir um negócio ou alavancar a iniciativa que ainda não deslanchou. As dicas são ótimos caminhos para um 2025 próspero!
1. Como identificar as tendências do setor em que atuo?
Todo empreendedor deve estar a par das tendências do ramo em que atua, identificando oportunidades importantes de negócio. Para Wyllie, antes de abrir o negócio, é importante que seja feita uma análise do ambiente de negócios do segmento em que se deseja empreender, pensando em questões práticas como: “tenho eficiência operacional para empreender nesse ramo? Tenho as ferramentas necessárias?”, conta o Executivo.
Já para os que já começaram o negócio e ainda não analisaram seu posicionamento enquanto empreendedor, a dica é partir para uma análise comparativa do mercado. “Qual o tamanho do mercado no meu segmento de negócio? Qual meu público-alvo? Qual a volumetria de produtos e/ou serviços que meu negócio vende? Assim, posso entender se estou no caminho certo e ir para a análise de tendências. Não adianta analisar uma tendência se eu ainda não tenho os elementos de eficiência operacional para manter o negócio funcionando”.
2. Como utilizar a tecnologia a favor do meu negócio?
“Começando pelo começo”, explica Wyllie. Segundo o Diretor, empreendimentos que contam, sobretudo, com vendas e prestação de serviços, é fundamental que o empreendedor tenha um emissor de notas eficiente que conte com um sistema de inteligência para realizar a emissão das notas corretamente – como o IOB Emissor, que faz a validação dos campos e das alíquotas tributárias antes mesmo da emissão da Nota Fiscal.
“Mais do que vender, o empreendedor tem que entender quais impostos incidem em seu negócio, o quanto ele vai ganhar, qual o impacto da tributação etc. Só assim, ele pode precificar seu produto de forma em que seja possível operar com o mínimo de margem de segurança financeira”, diz o Diretor de Vendas e Marketing da IOB.
3. Como identificar o público-alvo do meu negócio? Como atingir esse público?
Para os novos empreendedores, é possível atuar com um público menor – Wyllie chama de “grupo de controle”. Começar com um grupo limitado, identificar a quantidade de demandas que este grupo requer e, na prática, entender o quanto o negócio pode oferecer. “Quando controladas as demandas deste pequeno grupo, eu consigo projetar e estimar quais serão meus desafios, caso amplie meu negócio”, explica.
4. Quais métricas acompanhar na gestão do meu negócio?
Para Wyllie, o item principal da gestão deve ser o controle financeiro: “não é falta de lucro que faz uma empresa quebrar, é a insuficiência de fluxo de caixa”. Assim, é importante que o empreendedor busque se capacitar em relação à gestão financeira do seu negócio.
“O fluxo de caixa é que determina a saúde da empresa. Às vezes a gente gasta mais do que ganha, é como usar cartão de crédito – com um bom gerenciamento, é possível driblar os apertos financeiros”, comenta.
5. Como manter a satisfação dos clientes a longo prazo?
Mais importante que conquistar o cliente é fidelizá-lo. Segundo Wyllie, os passos são: adquirir, engajar, rentabilizar, reter e renovar.
• Adquirir: é o momento de conquistar o cliente, convencê-lo de que o serviço e/ou produto que seu negócio oferece é mais vantajoso que o da concorrência;
• Engajar: após a venda do produto ou serviço, é importante que o cliente interaja com a marca e conheça outros serviços;
• Rentabilizar: após o engajamento é a hora de rentabilizar – mostrar aquele cliente outros produtos e serviços que possam agregar valor ao que ele já adquiriu;
• Reter: adquirindo novos produtos, o cliente está na fase de retenção, mantendo-se fiel à sua marca;
• Renovação: por fim, após cumprir toda esta jornada com sucesso, o cliente pode voltar a utilizar seu serviço e até recomendá-lo a outras pessoas.
IOB I Tecnologia e Inteligência
A IOB une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela confiabilidade aliada às soluções tecnológicas, inteligentes e humanizadas para cada cliente.
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DANIELA FREITAS DE OLIVEIRA
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