O ponto de equilíbrio, ou breakeven, é fundamental para a sustentabilidade financeira de qualquer empresa. Desejado por gestores, ele representa o momento em que as receitas igualam os custos, indicando que os negócios não estão operando nem com lucro nem com prejuízo. Por esse motivo, compreender e monitorar esse indicador é essencial para garantir a viabilidade econômica e a saúde financeira do negócio. Especialmente com a tecnologia, uma importante ferramenta e facilitador da coleta e da análise de dados. Em um cenário em que dados da Gartner indicam desafios para os CFOs em liderar transformações e melhorar métricas financeiras, é crucial que gestores estejam atentos aos sinais para garantir a preservação de seus empreendimentos.
Para Guto Fragoso, CFO da Kamino, software completo de gestão financeira com banco integrado para empresas, “um dos principais obstáculos para atingir o breakeven é a falta de uma visão clara e unificada das finanças. Empresas, especialmente as que possuem múltiplos CNPJs, frequentemente têm dificuldades em consolidar suas finanças em uma única plataforma. Com a tecnologia, especialmente com os softwares de gestão, é possível visualizar de forma centralizada todas as receitas, despesas e investimentos em um único painel. Isso permite uma análise mais precisa dos custos fixos e variáveis, facilitando a identificação de oportunidades para reduzir gastos desnecessários e otimizar o fluxo de caixa.”.
Pensando nisso, o especialista destaca os 3 sinais que podem indicar que o seu negócio ainda não chegou ao breakeven e como solucioná-los. Confira!
Projeções e expansão equivocadas:
Fazer projeções excessivamente otimistas de receita pode levar a decisões de expansão antes do tempo certo. Por exemplo, gastar grandes quantias em softwares, plataformas tecnológicas ou novas instalações com base em otimismo pode resultar em recursos ociosos e custo fixo elevado Por isso, é essencial revisar as projeções financeiras trimestralmente e só expandir após um crescimento de receita consistente por 2-3 trimestres consecutivos. Nesse mesmo cenário, sem precisão, contratar mais vendedores ou colaboradores, pode gerar despesas altas e dificuldade para cortar o custo rapidamente – especialmente se a receita projetada não se concretizar.
Como explica Guto, “aumentar o número de colaboradores sem uma base de demandas concretas pode resultar em custos elevados e baixa produtividade. É preciso que gestores, amarrem novas contratações ao atingimento de metas financeiras e ajustem os números conforme a execução dos projetos e a necessidade real.”
Investimento exagerado em marketing:
Aumentar o orçamento de marketing com a expectativa de um crescimento acelerado pode ser perigoso, especialmente, sem validar premissas de mercado, levando a investimentos sem retornos. Com isso, é essencial a realização de campanhas testes.
Ainda, criar planos rígidos de marketing que não permitam ajustes conforme os resultados reais também gera despesas desnecessárias. Por exemplo, investir todo o orçamento no início do ano, sem a possibilidade de realocação, e descobrir que o custo de aquisição do cliente está mais alto do que o esperado. Gestores precisam adotar um planejamento financeiro com etapas de revisão periódica (mensal ou trimestral), permitindo ajustes conforme o desempenho e as necessidades do mercado.
Falta de visibilidade das finanças:
As projeções são essenciais para a saúde financeira de um negócio. Como explica Guto, nesse cenário, “softwares de gestão financeira, como o da Kamino, já oferecem funcionalidades que automatizam processos de pagamento, como a possibilidade de pagar fornecedores em lote em menos de um minuto e a captura automática de dados de pagamentos. Isso não só agiliza o processo como também reduz erros manuais, contribuindo para um controle de despesas mais eficiente e previsível. Ainda, com relatórios detalhados empresas podem projetar seus resultados futuros, com base em dados históricos e padrões de comportamento. Isso possibilita maior previsibilidade no planejamento de quando a empresa poderá atingir o breakeven, permitindo ajustes estratégicos no momento certo para acelerar esse processo”.
Sobre a Kamino:
A Kamino é um software completo de gestão financeira, com banco integrado, para empresas. Com uma solução de software integrada à sua conta e cartão de crédito empresarial, bem como aos principais bancos, a empresa auxilia equipes financeiras a tomarem decisões mais inteligentes, automatizando processos e permitindo que as corporações reduzam a carga de trabalho operacional em até 300 horas por mês. Em 2022, a fintech anunciou um dos maiores aportes pré-seed da América Latina, levantando US$ 6,1 milhões, em uma rodada liderada pelo fundo Inspired Capital, que também contou com a participação dos fundos Global Founders Capital, Fontes (fundo early stage de QED Investors), Picus Capital, Flourish Ventures, Propel VC, Clocktower Technology Ventures, Norte Ventures e Gilgamesh Ventures. Acesse o site da Kamino e saiba mais!
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GIULIA CRAVEIRO ROSSI
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