5 ideias de decoração para transformar quartos de bebês e crianças
Acolhedores, divertidos e lúdicos, inspirem-se na seleção da Suvinil para quartos de bebês e crianças;
Ambientes que despertam a criatividade e oferecem conforto para os pequenos
São Paulo, fevereiro de 2025 – A chegada de um bebê é um momento único e emocionante para as famílias, que dedicam meses planejando cada detalhe para proporcionar um ambiente caloroso, seguro e cheio de afeto para o novo integrante. Entre os preparativos, a decoração do quartinho ganha um papel de destaque, já que será um dos espaços mais frequentados pelos pais, familiares e cuidadores, além de ser o local onde o bebê passará grande parte dos primeiros meses de vida.
Decorar o quarto de bebês e crianças para torná-lo um espaço aconchegante, lúdico e cheio de personalidade vai muito além da escolha de móveis e acessórios. A cor das paredes desempenha um papel fundamental na criação de um espaço acolhedor, relaxante e até mesmo estimulante, e a Suvinil, marca líder em tintas decorativas no Brasil, entende bem essa importância. Pensando nisso, selecionou inspirações incríveis com suas cores para ajudar papais e mamães de todo o país a transformar esse cantinho tão especial.
“A escolha das cores e da pintura tem um impacto direto na atmosfera do quarto infantil. Tons suaves transmite tranquilidade e conforto, enquanto cores vibrantes podem estimular a criatividade e o desenvolvimento sensorial da criança. Além disso, técnicas como paredes geométricas, degradês e murais temáticos ajudam a criar um ambiente alegre”, conta a arquiteta Duda Senna.Projeto “Quarto Malu por Vanessa Ribeiro | Cor usada: Tamarindo | Créditos: Mariana Orsi
O projeto acima combina tons suaves e terrosos para criar um espaço equilibrado e cheio de charme. O grande destaque fica por conta do teto, pintado no tom quente da Cor Tamarindo, que adiciona aconchego e personalidade. A paleta de cores inclui tons pastel, como rosa claro, bege e amarelo suave, que se harmonizam na parede decorada com um delicado arco-íris e formas abstratas, trazendo um toque lúdico.
“Decorar o quarto do bebê pode ir além do tradicional, seja com uma pintura orgânica nas paredes ou um teto colorido, é possível criar um ambiente único e cheio de identidade. Afinal, a infância é uma fase vibrante, e as cores têm o poder de tornar esse espaço ainda mais especial”, afirma Sylvia Gracia, Gerente de Marketing, Cor e Conteúdo da Suvinil.
Projeto Quarto de Bebê por Duda Senna | Cores usadas: Leite quente (faixa superior), Lábio Rosado (faixa do meio), Rosa-Blush (faixa inferior) | Créditos: Duda Senna Arquitetura
Com uma decoração delicada e cheia de charme, este quarto foi pensado para criar um clima acolhedor e encantador, combinando cores e texturas de forma harmoniosa. O degradê nas tonalidades Leite Quente, Lábio Rosado e Rosa-Blush traz suavidade e um toque romântico, enquanto a transição sutil entre as cores proporciona um ambiente leve e envolvente, perfeita para um espaço infantil. Os matizes rosados adicionam graça e fluidez, e a composição equilibrada garante um visual harmônico.
Projeto Quarto Infantil por Duda Senna | Cores usadas: Coala e Selva de Pedra | Créditos: Duda Senna Arquitetura
Já este quarto acima aposta em uma paleta equilibrada de tons naturais, combinando o azul acinzentado do efeito cimento queimado na cor Selva de Pedra com o tom caramelo de Coala, criando uma atmosfera serena e confortável. A parede com pintura bicolor adiciona um toque moderno e dinâmico, enquanto o uso de plantas traz frescor e leveza, tornando o espaço ainda mais convidativo.
Opções para crianças maiores
A primeira infância é uma fase cheia de descobertas, em que as crianças começam a explorar o mundo ao seu redor e demonstrar seus primeiros interesses, seja por bonecas, livros ou dinossauros. Por isso, o quarto deve refletir essa fase, trazendo elementos que expressem suas preferências e estimulem a criatividade.
Quarto do Leon por Bruna Galliano | Cores usadas: Jacaré, Verde-Garrafa e Acelga (Parede e Teto) Conforto, Calcita Alaranjada, Escuridão, Cerejeira, Telhado, Coala e Jambo (Faixa colorida na parede) | Créditos: Bruna Galliano
Com uma paleta vibrante e cheia de identidade, este quarto aposta em tons predominantes de verde para criar um ambiente lúdico e envolvente, perfeito para um pequeno apaixonado por dinossauros. Detalhes coloridos, como a faixa geométrica decorativa, o tapete multicolorido e a roupa de cama estampada, adicionam dinamismo ao espaço, tornando-o ideal para estimular a criatividade e o bem-estar da criança.
Quarto da Olívia por Duda Senna | Cores usadas: Calota Polar, Branco Neve e Geada | Créditos: Max Fahrer
Apostando em uma paleta suave, este quarto combina azul-claro, branco e tons amadeirados para criar um ambiente tranquilo e sereno. A parede azul adiciona um toque de cor delicado, enquanto a parede branca com listras confere um charme artesanal. A iluminação natural e o uso de plantas complementam o espaço, trazendo frescor e leveza.
“Cada cor conta uma história e ajuda a criar memórias afetivas. O importante é escolher tons que transmitam aconchego e reflitam a personalidade da família e da criança, transformando o quarto em um ambiente especial para cada fase da infância”, finaliza Duda.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA SÁTIRO VITAL
fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com