Quem nunca ouviu falar daquela famosa receita caseira para deixar o banheiro brilhando? Ou daquela dica para economizar água usando uma garrafa PET na caixa acoplada? Pois é, muitas dessas opções podem mais atrapalhar do que ajudar. A Celite, marca que entende o DNA do banheiro brasileiro, separou cinco mitos comuns sobre instalação, cuidados e economia de água na bacia sanitária para ajudar a tomar as melhores decisões para esse espaço da casa.
1. Transformar a bacia convencional em bacia com caixa acoplada sem reforma
É comum encontrar vídeos na internet ensinando como transformar uma bacia sanitária convencional em uma com caixa acoplada sem mudar um cano do lugar. No entanto, essa prática não é recomendada e pode prejudicar o funcionamento do sistema hidráulico. Isso acontece, pois, o centro do ponto de esgoto é diferente em cada tipo de bacia, e adaptações podem causar problemas de vazamento e entupimento.
As ilustrações demonstram a diferença de distância entre ponto de esgoto da parede, para versões de bacia convencional (à esquerda) e bacia com caixa acoplada (à direita) (crédito: divulgação Celite)
2. Fazer uma limpeza “de hotel” com misturas caseiras
Muitas pessoas acreditam que misturas caseiras com produtos abrasivos, como limão, e mesmo o uso de lixas, deixam o banheiro com aquele brilho de hotel. No entanto, essas práticas podem danificar o esmalte da louça. O recomendado pela Celite é utilizar produtos específicos para limpeza de louças sanitárias, como um pano macio, água, sabão neutro e escovas com cerdas suaves. Outra solução que simplifica a higiene da bacia sanitária é o assento Quick Release da Celite, que permite a remoção e instalação de forma muito fácil e rápida com apenas um clique e assim realizar a limpeza sem ter as curvas do assento.
Assento sanitário Celite Slim, com a tecnologia Quick Release, para facilitar a limpeza da bacia sanitária (crédito: divulgação Celite)
3. Limpar louças coloridas é mais difícil
A ideia de que louças coloridas mancham mais facilmente é um mito. As louças sanitárias coloridas da Celite possuem a mesma qualidade e durabilidade das louças brancas, e a limpeza é feita da mesma forma, com uso de sabão neutro e materiais não abrasivos.
Banheiro com louças matte black: Bacia com caixa acoplada Elite e gabinete para banheiro Flow, com lavatório integrado (crédito: divulgação Celite)
4. Colocar sabonete na caixa acoplada para perfumar o banheiro
Adicionar sabonetes ou outros objetos na caixa acoplada pode entupir o sistema de descarga e comprometer a vazão de água. Para garantir um banheiro limpo por mais tempo, sem inconvenientes, a Celite e a Harpic desenvolveram o Smart Clean® | Harpic, um compartimento exclusivo para inserir blocos de limpeza que perfumam e higienizam a bacia sanitária. A pastilha desinfetante se dissolve em contato com a água e, a cada descarga, é liberado um fluxo que limpa, perfuma e colore a água. Para facilitar, o refil pode ser substituído sem remover a tampa da caixa acoplada.
Exclusiva caixa acoplada com sistema Smart Clean® | Harpic, para acomodar o bloco Harpic sem a necessidade de remover toda a tampa da caixa (crédito: divulgação Celite)
5. Usar garrafa PET para economizar água na caixa acoplada
A prática de colocar uma garrafa PET com água na caixa acoplada para economizar água pode parecer uma boa ideia, mas eventuais deslocamentos do recipiente podem danificar o mecanismo interno da caixa, além de perder a eficiência da descarga quando precisa eliminar dejetos sólidos. A solução mais eficiente é utilizar bacias sanitárias com sistema de descarga com duplo acionamento, 3/6 litros, como o Ecoflush® da Celite, que permite economizar água de forma segura e eficaz. A água fica armazenada na caixa acoplada e o acionamento traz a opção de uso de 3 litros para resíduos líquidos e 6 litros para sólidos, poupando o recurso natural e reduzindo gastos relacionados ao consumo.
Sistema de descarga com acionamento Ecoflush® 3/6 litros (crédito: divulgação Celite)
No geral, a dica principal é sempre ler os manuais dos produtos ou buscar novidades e orientações sobre limpeza, manutenção e instalação sugeridas pelo fabricante em canais oficiais das marcas. Atitudes simples podem garantir maior durabilidade dos produtos e evitar transtornos desnecessários. E vale lembrar: para realizar a instalação e manutenção de produtos sanitários, é importante consultar sempre um profissional e assistência técnica especializada.
Sobre a Celite
Está presente na memória e na rotina dos brasileiros desde 1941.
Uma das primeiras indústrias de louças sanitárias do Brasil, a Celite foi fundada em 1941, com o nome de Porcelite, em São Paulo. Em 1968, já como Celite, iniciou o processo de expansão para Minas Gerais, inaugurando fábrica em Santa Luzia. Em 1982, com a compra do parque industrial de Recife/PE, transformou-se na mais moderna fábrica de louças sanitárias da América Latina.
Em 1988, alçou o grande marco da internacionalização com a construção da Vila Olímpica de Seul e a exportação de peças para Estados Unidos, Canadá e Europa.
Adquirida em 1996 pelo grupo suíço Laufen, que em 1999 passou a pertencer ao grupo espanhol Roca, a Celite faz parte da Roca Brasil, líder no segmento nacional de louças sanitárias. E os investimentos nas plataformas continuam: em 2010, a plataforma de metais, em 2014 de móveis e, em 2018, a fábrica de assentos sanitários.
Nessa jornada, a marca acompanhou a velocidade do dia a dia, aprendendo com a história e se conectando com o futuro. Celite é atenta não só para realidade do mundo atual, como também compreende o comportamento dos brasileiros. A marca combina espírito jovem a credibilidade dos consumidores que a acompanham há tempos. É essa trajetória, de companheirismo e inovação, que permite democratizar a tecnologia e apresentar como o banheiro brasileiro.
Saiba mais em:
Site: www.celite.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA DE CASTRO MOREIRA LIMA
gabrielaa4eh@gmail.com