A Escola Gastronômica, que marca a abertura do Festival Raízes, acontece entre os dias 11 e 12 de abril, na Praça da Bandeira, em Porto Seguro
Com a proposta de celebrar a ancestralidade africana e evidenciar as histórias por trás da gastronomia brasileira, o Festival Raízes de Porto Seguro chega à sua 5ª edição e pretende repetir o sucesso dos anos anteriores. Já se tornou uma tradição na agenda cultural e gastronômica da cidade de Porto Seguro e também dos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, movimentando a economia local, gerando oportunidades de negócios e networking, além de promover conhecimento e oferecer uma excelente opção de lazer e entretenimento para o público em geral.
Alinhados ao tema do evento, os restaurantes inscritos apresentarão pratos elaborados com ingredientes e insumos originários da África, seguindo técnicas tradicionais herdadas das mulheres africanas — as primeiras chefs de cozinha do nosso país e verdadeiras protagonistas dessa história marcada por sabor e resistência. Os pratos ofertados no festival foram divididos em categorias: Prato Principal, Pizzas e Lanches, Petiscos, Sobremesas e Sorvetes, e Drinks.
O pontapé inicial do evento será a Escola Gastronômica na Passarela do Descobrimento, que acontece nos dias 11 e 12 de abril, sob o comando da Chef Dona Carmem Virgínia. Ela começou na cozinha inspirada pela apresentadora Ana Maria Braga e, atualmente, comanda um restaurante reconhecido como Patrimônio Cultural e Gastronômico. Carmem já preparou um jantar temático sobre ancestralidade africana — o “Jantar dos Orixás” — para o ator Will Smith, durante o Rock in Rio 2024.
A escolha de Carmem para abrir o Festival Raízes deste ano não foi por acaso. Falar de Carmem é falar diretamente sobre nossas raízes africanas. Seus pratos carregam a história e todo o simbolismo de uma cultura múltipla, rica e saborosa. Seu restaurante, o Altar Cozinha Ancestral, com unidades em São Paulo e no Recife, exalta a herança africana em um cardápio que é, como ela mesma define, uma carta de amor aos nossos antepassados, celebrando a cultura e as religiões de matrizes africanas.
Além de Carmem Virgínia na Cozinha Show, a Escola Gastronômica contará com atrações musicais, como Samba In Casa e a Banda Virou Bahia; Cozinha Kids com Fernanda Nogueira, a Boneca Rosa; o Chef Gilmar Bittencourt; o mixologista Júnior Hilley; além de atrações culturais como a Roda de Capoeira e o Samba de Roda das Marisqueiras de Belmonte.
O Festival Raízes é uma realização da Abrasel, com correalização da Prefeitura de Porto Seguro e do Senac, e conta com apoio do Sebrae e da Veracel, além do patrocínio do Governo do Estado da Bahia.
Mais informações em @raizesdeportoseguro.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PRISCILLA KOPKE RESENDE
priscillakresende@gmail.com