A Prefeitura de Várzea Paulista anunciou a aquisição de algo inovador e pioneiro que promete mudar para sempre a vida dos alunos (as) cegos (as) e de baixa visão da Rede Municipal de Ensino: trata-se do “Óculos inteligente” Orcan MyEye, tecnologia israelense considerada a melhor do mundo em visão artificial. A tecnologia é capaz de garantir a autonomia dos alunos (as), fornecendo diversos benefícios no contexto escolar, como acesso às informações visuais que antes lhes eram inacessíveis.
Segundo o prefeito Professor Rodolfo Braga, responsável pelo investimento, a aquisição dos aparelhos deverá ficar marcada para sempre na história do município como a ação que fez de Várzea Paulista definitivamente a cidade da inclusão. “É algo inédito e histórico não apenas para Várzea Paulista, mas para toda região. Graças a uma nova tecnologia – de última geração vale ressaltar – nossos alunos (as) cegos (as) e de baixa visão da Rede Municipal de Ensino ‘passarão a enxergar'”, disse.
No total serão adquiridos 12 equipamentos, dos quais quatro já foram entregues aos alunos Melissa Vitória, do 5ª ano da Cemeb Erich Becker, Letícia Novaes, do 1ª ano da Cemeb Profª Juvelita Pereira da Silva, Yuri Bryan, do 3ª ano da Cemeb Juvelita, e Isabelly Vitória, do 4ª ano da Cemeb Anísio Teixeira.
O gestor de Governo e Administração, João Paulo, destaca que esse tipo de investimento pioneiro só é possivel pela seriedade com que o prefeito tem conduzido a gestao municipal e parabeniza os gestores das pastas da educação Magali Souza , Direitos das Pessoas com Deficiência Adrianin Pavan e Desenvolvimento Social Leandro Marques que estiveram envolvidos diretamente nesta iniciativa.
O óculos Orcan MyEye é considerado o que há de mais avançado e tecnológico do segmento em todo mundo. A tecnologia israelense ganhou todos os principais prêmios de tecnologia do mundo, como o Gadget (2018), o CES Innovation Awards 2018 em tecnologia acessível, o prêmio NAIDEX de inovação (2017), o prêmio de reconhecimento corporativo Louise Braille (2016) e o Prêmio Silmo-d-Or (2016).
Como o “óculos inteligente” funciona
Trata-se de um dispositivo de câmera de última geração composto por sensores ultra sensíveis conectado ao óculos. O aparelho, ativado por voz, lê instantaneamente o texto de qualquer livro ou tela, reconhece perfeitamente os rostos de familiares e amigos, identifica com precisão produtos e cores. Ou seja, a câmera inteligente do dispositivo captura uma imagem do seu ambiente e articula as informações visuais em voz alta e em tempo real.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U