Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dicas Práticas Para Organização Da Casa

28/05/2025

Bolsa feminina: Como escolher a ideal para você

28/05/2025

Descubra Como Fazer Massa Waffle Liquidificador Rápida

28/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Uncategorized - Mais de 146 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023
Uncategorized

Mais de 146 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023

19/01/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

DownloadGoverno de SPAchados e perdidos no Metrô e CPTM

Quase 147 mil itens foram encaminhados no ano de 2023 para as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

Os itens campeões mais encontrados nos CAPs foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transportes. Alguns pertences inusitados também foram encontrados, como por exemplo: muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado, objetos sexuais e até pandeiro.

Em 2023, a Central de Achados e Perdidos da CPTM registrou 68.035 itens esquecidos por passageiros e foram devolvidos 21.452 para seus donos. A busca ativa da CPTM – tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário – foi responsável pela devolução de 10.146 (ou 47,3%). A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.

No Metrô, ao longo de todo o ano passado, foram 75.050 objetos recolhidos. A Central de Achados e Perdidos do Metrô (CAP) cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 15-Prata. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 22.558 foram devolvidos.

As centrais das concessionárias gerenciadas pela EMTU receberam aproximadamente 3.612 objetos e 250 itens foram retirados pelos passageiros .

Procedimento
Os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na central do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na central dos ônibus e VLT da Baixada Santista. Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).

Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.

Fique atento!
Para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

Serviço:
Centrais de Achados e Perdidos

CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected]

Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata
Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados.
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (https://www.metro.sp.gov.br) – As consultas de documentos e objetos identificados podem ser realizadas por meio destes canais.

EMTU
Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas
Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas
Horário de atendimento: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
Telefone: (19) 3231-8590

Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)
Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4335-3232

Concessionária Internorte (Guarulhos e região)
Endereço: Rua Deputado Ulisses Guimarães 330 – Bairro Santo Agostinho / Guarulhos-SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h
Telefone: (11) 3377-3373

Central de Achados e Perdidos Baixada Santista
Endereço: Rua Francisco Emílio de Sá Júnior n° 335 Jóquei Clube- São Vicente
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Vale do Paraíba/Litoral Norte
A Gerência Regional do Vale do Paraíba pode encaminhar o passageiro às operadoras que atendem a região pelo telefone (12) 3933-5628.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Plantão de imprensa STM: (11) 97150-4932

O post Mais de 146 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023 apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

GABA: Seu Guia Completo de Benefícios e Uso

17/02/2025

Detectando vazamentos em áreas com difícil acesso: soluções inovadoras

16/01/2025

Desentupidora no Tatuapé – Quanto Custa o Serviço de Desentupidora?

11/11/2024
EM DESTAQUE

Onda de calor pode durar até a próxima semana em algumas regiões do país, diz Inmet

25/09/20230

Andromeda Rosa: uma voz inspiradora para mulheres 40+

15/02/20240

Livro em comemoração aos 150 anos da colonização italiana no Brasil será lançado nesta sexta-feira em Nova Veneza

13/03/20240

Volkswagen anuncia suspensão de um vez de produção na fábrica de Taubaté, SP

15/09/20230

Como proceder para Comprar uma Casa nos Estados Unidos.

19/10/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dicas Práticas Para Organização Da Casa

28/05/2025

Bolsa feminina: Como escolher a ideal para você

28/05/2025

Descubra Como Fazer Massa Waffle Liquidificador Rápida

28/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.