“A escalada de várias commodities no último mês torna a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de março dos EUA nesta quarta-feira (10) particularmente sensível para o mercado. Há um risco elevado de aumentar as pressões externas sobre o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) para manter a taxa de juros elevada por mais tempo.
Com a alta dos preços dos alimentos e da gasolina, o caminho mais provável é que o CPI saia marginalmente acima das expectativas na base anual, ampliando assim a disparidade em relação ao núcleo da inflação – que exclui itens voláteis como alimentos e energia – e, ainda mais, em relação ao núcleo do PCE (medida de inflação preferencial do Fed) divulgado duas semanas atrás.
Não é coincidência que o rendimento dos títulos do governo dos EUA já esteja sinalizando dificuldades à frente e se movendo de forma contrária à narrativa de cortes de juros no primeiro semestre. No entanto, do ponto de vista do Fed, acredita-se que uma surpresa no CPI não deva forçar uma mudança imediata de planos – precisamente devido à disparidade citada acima.
Assim, os investidores não devem se deixar levar pela possível volatilidade após a divulgação do indicador, uma vez que uma reversão completa da tendência do mercado ainda é improvável, embora uma queda de curto prazo seja o resultado mais provável.
O mercado continua consolidando a subida do primeiro trimestre e o foco principal agora está nos balanços trimestrais, que começam com os bancos americanos nesta sexta-feira. Independentemente dos juros, os analistas querem saber se o crescimento dos lucros está condizente com o crescimento massivo das ações.
Confira aqui as projeções da taxa de juros do Fed nas próximas reuniões”.
*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com
Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.
Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.
Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.