Por Danilo Pecorari
Nos últimos anos, os dados têm se consolidado como um ativo de grande valor para as empresas, tanto na tomada de decisões estratégicas para o negócio quanto para experiencia do cliente. O que muitas organizações deixam passar, entretanto, é a aplicabilidade desse conceito à jornada financeira dos clientes, perdendo uma oportunidade crítica para a construção de vínculos proveitosos no processo de faturamento e cobrança.
Fundamentalmente, o conceito de orquestração de dados financeiros surge para materializar essa abordagem. Objetivando transformar o elo de relacionamento financeiro entre empresa e cliente, trata-se de uma metodologia ancorada no uso inteligente de dados, especialmente comportamentais, para estruturação e envio das comunicações financeiras aos clientes.
Sem dúvidas, dados subaproveitados – ou pior, mal utilizados – podem resultar em experiências negativas, em um efeito dominó prejudicial à austeridade e o controle financeiro da empresa. Além, claro, da própria relação com clientes que já não aceitam mais campanhas lançadas a esmo, de maneira saturada e desbalanceada.
Para termos como referência, 59% dos consumidores já relataram ter sofrido uma cobrança indevida. 28% desses consumidores, inclusive, deixaram de adquirir novos produtos e/ou serviços por conta de erros no faturamento. Tudo isso é consequência de dados não estruturados, cuja falta de maturidade reflete, negativamente, no relacionamento financeiro.
Alta maturidade e controle da base de dados
Dentro do processo de faturamento e cobrança vale mencionar que, no intuito de implementar esse formato de orquestração de dados, é fundamental que a empresa conte com soluções tecnológicas adequadas. Isso significa, na prática, ter condições de fomentar uma base de informações e regras configuráveis que agreguem valor à jornada financeira de ponta a ponta, tornando a comunicação precisa e, sobretudo, alinhada às expectativas de cada cliente.
A orquestração de dados financeiros se faz valer do processo de unificação, organização e integração de diversos conjuntos de dados em uma estrutura coesa e compreensível, como a fatura por exemplo. Em resumo, envolve a coleta de dados financeiros de várias fontes, seu “refinamento”, transformação, agregação e envio inteligente, e, por fim, sua análise para obter insights significativos. Se o cliente não abrir a fatura no canal selecionado, esse dado financeiro precisa ser enviado por outra alternativa, o que enfatiza, novamente, a importância de atuar dentro de um modelo multicanal.
No contexto dos processos de cobrança e faturamento, a orquestração de dados refere-se, portanto, ao gerenciamento dos dados financeiros dos clientes e a uniformidade da fatura ou carta de cobrança no envio a todos os canais digitais, inclusive para impressão.
3 pilares por trás da orquestração de dados financeiros
O caminho para destravar o valor das informações, convertendo-as em insights produtivos, pode ser separado por algumas vertentes, que juntas, personificam um novo estágio de aproveitamento e análise de dados financeiros. Entendo, nesse sentido, que a orquestração de dados demonstra três pilares essenciais em processos de cobrança e faturamento:
Coleta de Dados
Busca reunir informações relevantes de diversas fontes, como sistemas de gerenciamento de pedidos, registros de transações, dados de clientes, entre outros.
Validação e Enriquecimento de Dados Financeiros
Deve validar a precisão e integridade dos dados financeiros coletados. Se necessário, enriquecer os dados com informações adicionais que possam ser relevantes para o processo de faturamento e cobrança.
Integração de Sistemas e Envio Inteligente
Garantir o envio inteligente da comunicação pelos canais escolhidos pelo cliente, de modo que não abrindo em um, os dados financeiros serão enviados em outro canal.
Chegou a hora de explorar o potencial da jornada financeira!
De maneira geral, considerando o potencial da orquestração de dados financeiros, ressalto que avançar na maturidade e no bom uso de informações financeiras, com mais controle e visibilidade, é um ponto de partida praticamente obrigatório para empresas compromissadas com uma régua financeira orientada à eficiência e à experiência do usuário. Se bem conduzido, com um forte viés tecnológico e estratégico, esse pode, de fato, ser um passo decisivo para uma realidade em que os dados são agentes transformadores, solidificando uma comunicação financeira sem meios-termos, com resoluções concretas e personalizadas.
Sobre a :hiperstream
A :hiperstream foi fundada para transformar o relacionamento mais importante que uma empresa tem com o seu cliente: o financeiro. Por meio de uma plataforma 100% SaaS com foco na jornada do dado financeiro, validação e comunicação omnicanal inteligente, cria uma jornada sem erros com uma experiência altamente engajadora e hiperpersonalizada.
Como consequência de uma inundação de comunicações, é muito desafiador atrair a atenção do consumidor final. A fatura/cobrança é, hoje, o relacionamento entre empresa e seus clientes, capaz de gerar, de forma orgânica, mais engajamento. A :hiperstream Cloud Platform proporciona segurança, satisfação do cliente, um novo canal de vendas, experiência do consumidor e excelência em atendimento.