A CPTM manterá a estratégia operacional na Linha 11-Coral com viagens entre as estações Luz e Suzano nos horários de pico da manhã e tarde, além das viagens já existentes nos trechos entre as estações Luz e Guaianases (loop interno) e Luz e Estudantes (loop externo), para garantir a segurança da circulação durante a troca de um dos transformadores da subestação de Braz Cubas.
O transformador pesa 18 toneladas e tem capacidade para cerca de 10 mil litros de óleo, sendo o responsável por prover 3MW (Megawatt) de potência e energia para os trens. A subestação possui dois equipamentos que juntos alimentam os trens no trecho entre Suzano e Estudantes. O tempo estimado para preparar o transformador para que entre em funcionamento e possibilite a troca do equipamento é de 30 a 45 dias. Os demais trechos são alimentados por outros transformadores que funcionam normalmente.
Com a estratégia será possível manter as viagens no trecho com o intervalo praticado até o momento, sem sobrecarga de energia, garantindo o intervalo médio entre os trens, até a troca do transformador e a normalização da subestação.
Com os trens partindo direto da estação da Luz para Guaianases, Suzano e Estudantes não há necessidade do passageiro fazer baldeação. Os trens que partem de Luz estarão sinalizados com o destino, permitindo que os passageiros identifiquem a composição que atende sua viagem.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
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Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br