No dia 01 de fevereiro de 2023, o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebeu a sessão solene de posse das deputadas e deputados estaduais eleitos em outubro de 2022, dando início a 20ª legislatura. Desde então, os homens e mulheres que ganharam milhares de votos dos paranaenses desenvolvem um papel fundamental no cenário legislativo, sendo responsáveis, entre outras funções, pela elaboração, discussão e aprovação de leis que impactam diretamente a vida dos cidadãos em áreas como educação, saúde, segurança e desenvolvimento econômico.
Em pouco mais de 15 meses de trabalho, alguns parlamentares, entre eles figuras carimbadas e novatos, assumiram um papel de destaque nas discussões na Assembleia Legislativa do Paraná. Na atual legislatura, o experiente deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) é o recordista de proposições, com 93 projetos de lei apresentados, sendo 8 deles já aprovados e sancionados. Na sequência, aparecem o estreante Delegado Tito Barrichello (União Brasil), com 90 projetos, e Alexandre Curi (PSD), outro nome experiente da ALEP, com 68.
Confira a lista completa com os 10 deputados que mais apresentaram projetos de lei na 20ª legislatura da ALEP, de acordo com números atualizados no dia 07 de maio de 2024:
1. Ney Leprevost (União Brasil) – 93 projetos
2. Delegado Tito Barrichello (União Brasil) – 90 projetos
3. Alexandre Curi (PSD) – 68 Projetos
4. Maria Victoria (PP) – 59 projetos
5. Soldado Adriano José (PP) – 54 projetos
6. Batatinha (MDB) – 53 projetos
7. Delegado Jacovós (PL) – 45 projetos
8. Flávia Francischini (União Brasil) – 45 projetos
9. Alexandre Amaro (Republicanos) – 45 projetos
10. Anibelli Neto (MDB) – 42 projetos
Com uma atuação destacada na área da saúde, Ney Leprevost, que é coordenador da Frente Parlamentar da Medicina da ALEP, tem grande parte de seus projetos destinados ao setor. Entre eles, destaque para o texto que cria a Semana Semestral de Orientação sobre Primeiros Socorros nas Escolas do Paraná e ao que estabelece Diretrizes Estaduais para Atenção Integral às Cardiopatias Congênitas no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Como parlamentares eleitos pelo povo, temos que ouvir e atender as demandas da população. No meu caso, a atual legislatura tem sido de muito trabalho, e figurar entre os parlamentares mais atuantes é muito gratificante. Com a minha equipe, tenho conseguido desenvolver propostas muitos interessantes, que têm como foco a melhoria da vida dos paranaenses nos mais variados aspectos. Na área da saúde, por exemplo, tenho buscado soluções e alternativas para garantir que o nosso povo tenha mais tranquilidade para cuidar de seu bem maior: a vida”, destaca o recordista Ney Leprevost.
Além dos projetos de lei
É importante destacar, também, que a atuação de um deputado estadual envolve muitas outras funções, entre elas a fiscalização do Poder Executivo por meio de ofícios e pedidos de explicações para obtenção de informações e esclarecimentos sobre a gestão dos recursos públicos e a execução das políticas estaduais. Os parlamentares também têm à disposição emendas parlamentares, que podem ser aplicadas em diversas áreas conforme estudos preliminares e, principalmente, necessidade da população.