O esporte movimenta a sociedade e impacta positivamente a vida de todos, gerando conexões, lazer, saúde e dignidade. O OnePride, um campeonato de vôlei amador, promove uma competição esportiva entre ligas nacionais compostas por jogadores LGBT+, proporcionando jogos inclusivos, com acolhimento e representatividade nas quadras. O campeonato é viabilizado por meio de patrocínio de empresas que investem na inclusão através do esporte, e ocorre na cidade de São Paulo de 30 de maio a 1º de junho.
A consultoria Travessia – Estratégias em Inclusão, que atua no mercado corporativo nacional e internacional promovendo práticas de DEI e ESG, é uma das parceiras do campeonato. Vini Michelucci (ela/dela), sócia e consultora à frente das ações de diversidade para pauta LGBTQIAPN+, considera o campeonato uma alternativa de promover a inclusão nos esportes e reconhecer as pessoas competidoras e equipes LGBTQIAPN+.
“É um momento muito bonito, de estarmos juntos competindo e torcendo felizes e livres em um espaço que regularmente não é acolhedor para a nossa comunidade. Não é raro vermos casos de LGBTfobia e discriminação nas quadras e nos ambientes sociais esportivos, o que dificulta às pessoas LGBTQIAPN+ se engajarem, torcerem e até praticarem e competirem nos esportes.” avalia a Vini. Ela complementa de forma bem-humorada: “Eu não sou uma esportista nata, mas me esforço! Só o fato de ter uma arquibancada torcendo e celebrando por nossa comunidade já faz valer a pena”.
O evento vai reunir 12 equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Também está na programação um jogo-exibição do voleibol feminino, com travestis e mulheres trans da equipe Angels Volley. A competição envolve mais de 20 pessoas na organização, cerca de 200 atletas e mais de 300 mil seguidores engajados às equipes participantes.
Os idealizadores do campeonato são os amigos Aldo Duarte, Pedro Vilhena e Gilberto Braz, homens gays com grande experiência no voleibol. Aldo já foi gestor da equipe de voleibol Fenerboas, Pedro coordena a equipe Piranhas, e Gilberto joga vôlei desde os 13 anos e é gestor da equipe Bulls.
Nesta edição, a estrutura para os jogos foi ampliada e contará com um espaço de convivência com fornecedores de alimentação e bebidas, acessórios esportivos e até um posto móvel da Prefeitura de São Paulo para conscientização e apoio sobre a temática da saúde sexual. O campeonato é uma celebração ao esporte, à inclusão e cidadania, e cada dia de competição também termina com muita celebração e orgulho.
***
Sobre
O quê: OnePride – Campeonato de Vôlei Amador para Equipes LGBT+
Quando: De 30 de maio à 1º de junho de 2024
Onde: Nos dias 30 e 31 de maio, na Rua Madre Cabrini, 36 (Vila Mariana). No dia 01º de junho, na Rua Nilo, 426 (Paraíso).
Ingressos: Gratuito
Público: Livre
Mais informações na página oficial do campeonato no Instagram: @onepride.sp
Assessoria de imprensa: (11) 98995-0732
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DYEGO FERNANDO RODRIGUES ALMEIDA
dyegofrodrigues@gmail.com