São Paulo, agosto de 2024 – Após realizar bariátrica há um ano e perder mais de 50 quilos, Jojo Todynho foi submetida recentemente a algumas cirurgias plásticas para a retirada de gordura da região abdominal, das costas e nos seios. Casos como o da artista são cada vez mais comuns entre pacientes que passam por uma grande perda de peso e optam por cirurgias plásticas para remover o excesso de pele e melhorar o contorno corporal.
Para o cirurgião plástico Fabio Nahas, professor da Unifesp e Diretor Científico Internacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos pós-bariátricos mais procurados pelos pacientes são:
Abdominoplastia
Nahas aponta que a abdominoplastia é o procedimento mais procurado após a cirurgia bariátrica. “Ela visa remover o excesso de pele e gordura do abdômen, proporcionando um contorno mais definido”, diz. Entre as diferentes abordagens, destacam-se: a abdominoplastia tradicional, que envolve uma incisão horizontal na parte inferior do abdômen, que pode ser facilmente escondida, indicada para quem tem excesso de pele e flacidez concentrados mais na região inferior do abdômen. Há também a abdominoplastia circunferencial, em que é realizada uma incisão, a qual circunda todo o tronco, estendendo-se para a região posterior, ao redor da cintura e das costas.
Implante de silicone
Após a perda de peso, é comum que os seios percam volume e fiquem flácidos. Para restaurar o formato e a firmeza, muitas pacientes optam pelo implante de silicone. “Este procedimento pode ser combinado com a mastopexia, que levanta os seios, ou ser realizado isoladamente, ou seja, sem as próteses, dependendo das necessidades de cada paciente”, pontua o médico.
Lifting de braços e coxas
A perda de peso significativa pode resultar em excesso de pele nos braços e nas coxas, áreas que podem ser difíceis de tonificar apenas com exercícios. O lifting de braços e o lifting de coxas são procedimentos que removem o excesso de pele e gordura e proporcionam um contorno mais firme e harmonioso. As cicatrizes ficam geralmente localizadas na parte interna do braço e coxas e na região da virilha, ou seja, de forma bem discreta.
Facelift
Para pacientes que perdem muito peso, o rosto também pode apresentar flacidez e grande perda de volume. O facelift é uma solução eficaz para melhorar a aparência da pele do rosto e do pescoço, proporcionando uma beleza mais jovem e revitalizada. O cirurgião plástico esclarece que, além do levantamento, muitas vezes é utilizado enxerto de gordura, onde a gordura retirada de outras áreas do corpo é utilizada para preencher regiões do rosto, restaurando o aspecto de flacidez e suavizando rugas e sulcos.
Sobre Fabio Nahas
Com mais de 30 anos de carreira, Fabio Nahas é um dos cirurgiões plásticos mais renomados do país. Diretor Científico Internacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, foi vice-presidente da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Estética) e é especializado em Cirurgia Plástica e Reconstrutora.
Fabio Nahas é formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia geral e em cirurgia plástica pela USP. Realizou “fellowship” em cirurgia plástica na Universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, tem Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP e é Livre-Docente pela Unifesp / Escola Paulista de Medicina. Atualmente, se divide entre a clínica particular, na região da Avenida Brasil, em São Paulo, e a vida acadêmica. É Professor Orientador de Teses de Mestrado e Doutorado e Professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). É também Editor Associado do Aesthetic Plastic Surgery Journal, órgão oficial de publicações científicas da International Society of Plastic Surgery (ISAPS).
O cirurgião conta com diversas contribuições científicas, com mais de 400 publicações, artigos e estudos na área de atuação. Nahas tem seis livros publicados e realizou conferências e cirurgias em 33 países, em universidades como New York University, Universidade de Pittsburgh, Universidade da Califórnia em São Francisco, Clínica Mayo, Universidade de Toronto, entre outras.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Caroline Vaz dos Santos
caroline.vaz@fsb.com.br