Poucos produtos têm uma história tão forte e duradora na cultura e na economia brasileira quanto o café. Considerado o alimento mais consumido no país, por cerca de 78% da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consome em média quatro xícaras por dia, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Com uma demanda latente e um consumidor cada vez mais exigente, a The Good Driver Coffee investe muito no produto e, principalmente, na experiência do consumidor por meio de embalagens e acessórios premium, que estimulam a fidelização à marca. O olhar atento resultou em uma produção três vezes maior no primeiro semestre.
Direto de Curitiba (PR), Gabriel Wolff, fundador da The Good Driver Coffee, define a marca como uma empresa de cafés especiais inspirada no automobilismo e Cultura Gearhead, fãs de roncos de motor. “A TGDC utiliza somente grãos de alta qualidade, exclusivamente cafés especiais por torrefação artesanal. Os cafés são produzidos sob rígidos protocolos de qualidade ambiental, segurança, boas práticas agrícolas e sustentabilidade”, explica.
Para fugir do rótulo de “café artesanal”, a marca inspira fãs do universo automobilístico utilizando técnicas de branding e costumer experience para criar e nutrir uma comunidade de consumidores fiéis da marca. “Trazemos uma filosofia de alta performance para a nossos cafés e marca, onde o design não é apenas uma parte gráfica e nosso café não é somente uma bebida. O produto exigia a embalagem certa que contasse essa história e foi aí que encontramos as latas retangulares com tampa Ploc Off® próprias para o armazenamento de alimentos da Loja da Lata”, conta Gabriel.
A parceria conta com embalagens personalizadas da Brasilata, e desenvolvida pela Loja da Lata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis. Segundo Daniel Speicys, gerente geral da marca, “a lata não só valoriza o produto premium da marca, mas também aprimora a percepção de qualidade e valor para os consumidores”. Gabriel, fundador da TGDC, afirma que desde que começou a focar nas latas personalizadas, o faturamento triplicou em comparação ao mesmo período do ano passado. “A qualidade de impressão direto no metal das latas é excelente e nos possibilita criar para todos os nichos, além da experiência do café, os clientes sempre guardam as latas para decoração em suas casas, escritórios, etc”
O fundador da marca, que surgiu em 2020, afirma que também contribuiu para o crescimento um investimento maior em torrador para atender a demanda e produção de acessórios autorais exclusivos, como uma caneca em cerâmica. Segundo o empreendedor, o ticket médio do consumidor final é de R$ 250 e as parcerias B2B R$ 2.500. O produto é focado na classe A. Para promover ações de marca para empresas privadas, a The Good Driver Coffee atua por meio de contratos de white label com produções exclusivas e personalizadas que podem ser usadas para brindes ou revendas. Um exemplo é a Castrol, empresa do Grupo bp, referência em engenharia líquida. A produção para a parceira foi uma releitura de 700 latas de óleo dos anos 1950 exclusivas para a marca.
Assim, a The Good Driver Coffee se estabelece como um exemplo inspirador de sucesso no cenário do café, provando que inovação e atenção aos detalhes podem resultar em um crescimento robusto e sustentável. Ao investir em embalagens personalizadas da Loja da Lata e acessórios de alta qualidade, a empresa não só elevou a percepção de valor de seu café, mas também criou uma experiência imersiva que ressoa profundamente com seus consumidores. A Loja da Lata iniciou suas operações em 2017 e já atendeu mais de 3 mil clientes, entre as marcas Dona do Doce, Growth Supplements e Brownie do Luiz.
Ficha técnica dos produtos:
Grãos são 100% Arabica;
Classificados em 86pts pela Escala SCA (Specialty Coffee Association);
Latas Metalicas 250g com Valvula Desgaseificadora Lacre Termoencolhivel;
Tampa Hermetica.
Brasilata
A Brasilata é uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens que, por meio de um entendimento profundo das necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia. Possui plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul e atua desde 1955. É responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e reconhecida em grandes prêmios por sua cultura inovadora, gestão de pessoas, sustentabilidade e governança.
Loja da Lata
A Loja da Lata é a unidade de negócios digitais da Brasilata, uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis. A unidade é responsável pela comercialização de latas e rolhas metálicas personalizadas, em pequenas e médias tiragens com impressão digital. Dessa forma, permite o acesso de pequenos e médios empreendedores que buscam agregar valor aos seus produtos através das embalagens.
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Mikaella Karla Pedrosa Vasconcelos
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