Fundada em 1997, mas totalmente reformulada em 2008, a Barbearia VIP inovou ao oferecer uma experiência de atendimento única, totalmente diferenciada em um mercado tradicional. Mais do que fazer a barba e arrumar o cabelo, a Barbearia VIP foca na experiência do consumidor e disponibiliza em suas unidades mesas de sinuca, videogames e até mesmo cervejas gratuitas para os seus clientes, se tornando assim a primeira e única rede de estética masculina com um open bar de verdade. Em 2013, a marca entrou para o franchising e hoje possui 40 unidades pelo país. Tendo como um dos sócios o ator Malvino Salvador, a Barbearia VIP fatura mais de R$ 20 milhões ao ano e oferece aos seus franqueados diferentes atividades para os mesmos aumentarem o seu faturamento, desde serviços dedicados à barba e ao cabelo, até tatuagens, remoção de tatuagens, depilação, massagens e podologia.
“Demoramos muito tempo para entrar no franchising, pois queríamos viabilizar um negócio que realmente superasse as expectativas dos nossos clientes. Ao abrir uma franquia da Barbearia VIP, seja em qual cidade for, normalmente nos tornamos ponto de referência no setor. Isso acontece porque, mais do que barbearias, as nossas unidades são verdadeiros pontos de lazer. Aqui, as pessoas se encontram, tomam uma cerveja, conversam, jogam bilhar ou videogame, enfim, se divertem. Isso tudo fideliza os nossos clientes, fazendo com que o franqueado tenha uma maior facilidade na operação e alcance também as suas expectativas”, comenta Victor Conceição, Fundador e CEO da Barbearia VIP.
Na prática, não é necessário que o franqueado da Barbearia VIP seja do setor de beleza ou tenha experiência em barbearias. A rede possui um suporte para orientá-lo e toda uma metodologia própria para ele alcançar melhores resultados. A padronização da franquia é um dos patamares principais da marca. Para manter a excelência no atendimento, a cada 15 dias, a Barbearia VIP oferece em todas as suas unidades treinamentos em vídeos aos seus funcionários e franqueados. A união desses fatores faz com que as franquias sejam promissoras, com um lucro médio de 25% a 35% sobre o faturamento – uma média de R$ 25 mil a R$ 35 mil por mês ao franqueado.
“Há quase 20 anos revolucionamos o setor de barbearias no Brasil, levando ao país um modelo de negócio muito mais descolado e sofisticado do que aquele que tinha na época. Hoje, queremos inovar novamente. Com foco em melhorar a experiência do cliente, somos a primeira rede de estética masculina a utilizar inteligência artificial. Temos um aplicativo próprio e estamos instalando no mesmo técnicas de visagismo, uma metodologia que tem o objetivo de valorizar a beleza do rosto. Além disso, somos uma rede 100% orientada por dados em uma plataforma ERP exclusiva, desenvolvida especialmente para a marca. Tudo isso só vem a somar nos resultados dos nossos franqueados, que irão surfar no sucesso desse modelo de negócio aliado à tecnologia”, conclui Victor.
Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF), no segundo trimestre deste ano, o setor de franquias teve um crescimento de 12,8%, obtendo de abril a junho uma receita de R$ 54,523 bilhões. Entre os segmentos no franchising que mais cresceram nesse período, liderando o ranking, está o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 21,7% de crescimento. A Barbearia VIP é uma das marcas que vem se beneficiando do crescimento no setor, obtendo mais de 30% de aumento da receita a cada ano. O investimento inicial para uma franquia da Barbearia VIP é a partir de R$ 280 mil, com prazo médio de retorno de 24 meses e faturamento médio mensal de R$ 100 mil.
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RAFAEL DE ALMEIDA ROLIM
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