Os desafios diante de situações complexas podem trazer soluções criativas. Durante a pandemia da Covid-19, a sociedade assistiu e viveu uma reorganização das atividades, especialmente no setor da saúde. A necessidade de adaptação e de cuidados sanitários contra o coronavírus reorganizou o modo de realização de consultas e tratamentos, impulsionando a Telemedicina, que se consolidou como uma ferramenta essencial para garantir o atendimento médico à distância. Conforme aponta a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre os anos de 2020 e 2021, mais de 7 milhões de consultas foram realizadas remotamente no Brasil.
Em 2023, com a regulamentação da Telemedicina aprovada em 2022, esse número saltou para 30 milhões de atendimentos em 2023, representando um crescimento de 172%, segundo dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde). “A pandemia acelerou esse processo, mas a telemedicina veio para ficar. Hoje, os atendimentos remotos facilitam o acesso à saúde de maneira segura e eficaz”, afirma o médico Leonardo Moscovici, Responsável Técnico de Telemedicina do AmorSaúde. No último semestre, a rede de clínicas médico-odontológicas obteve um recorde nos atendimentos via Telemedicina, que passou de 25 para 850 consultas por dia – um aumento de 3.300%.
Melhoria no acesso à saúde e humanização
A acessibilidade proporcionada pela telemedicina é um de seus maiores benefícios. Sem a necessidade do presencial, pacientes conseguem adaptar os cuidados com a saúde no dia a dia com mais facilidade. “Com a violência urbana no nosso país, o trânsito nas cidades, a dificuldade para encontrar estacionamento e a vida atarefada das pessoas, a Telemedicina veio para facilitar a vida de todos. Isso sem falar da redução dos riscos de contaminação, pois os pacientes não precisam sair de casa ou do trabalho”, pontua Dr. Leonardo.
Apesar de remoto, o atendimento via Telemedicina precisa cumprir certas exigências para garantir ao paciente uma experiência de qualidade e humanizada. De acordo com o Responsável Técnico de Telemedicina do AmorSaúde, dentre os preparativos, é essencial o investimento em boa conexão com internet, além de local e equipamentos adequados para os atendimentos. “Orientamos sempre um fundo de tela neutro e um ambiente bem iluminado. Uma câmera com alta definição é importante para que o paciente veja o profissional de forma nítida. O profissional de saúde do AmorSaúde Telemedicina sempre é orientado a confirmar se o paciente entendeu tudo e se há dúvidas ao final do atendimento”, realça.
O Dr. Leonardo ainda discorre que a eficácia da Telemedicina está na sua agilidade em efetuar triagens e diagnósticos, beneficiando pacientes e profissionais da saúde. Ainda de acordo com ele, processos mais ágeis significam uma melhora no sistema de saúde como um todo.
Sustentabilidade do setor de saúde
Além de melhorar o acesso e a qualidade do atendimento, a Telemedicina tem se mostrado uma aliada na sustentabilidade financeira e ambiental do setor de saúde. Com a redução da necessidade de infraestrutura física para consultas presenciais, hospitais e clínicas podem economizar significativamente em custos operacionais. “Otimizar o uso de recursos é uma das grandes vantagens da Telemedicina. Ela permite reduzir despesas com espaço físico e pessoal, o que contribui para a sustentabilidade financeira das instituições de saúde”, explica o médico.
No âmbito ambiental, a telemedicina também gera impactos positivos. Menos deslocamentos significam menos emissões de carbono, contribuindo para a preservação do meio ambiente. “A diminuição das idas ao consultório não só reduz a poluição, mas também melhora a eficácia dos tratamentos. Com o uso de dispositivos para monitoramento remoto, os pacientes podem ser acompanhados continuamente, permitindo intervenções precoces e prevenindo complicações. Isso diminui a necessidade de tratamentos mais caros e complexos no futuro”, detalha o Dr. Leonardo.
Oportunidades para profissionais de saúde na era digital
Caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “a entrega de serviços de saúde, onde a distância é um fator crítico, por profissionais de saúde usando tecnologias de informação e comunicação para o intercâmbio de informações válidas”, para os profissionais da saúde, esse formato também se relaciona com uma maior otimização nos atendimentos. “A Telemedicina oferece flexibilidade e permite que os atendimentos sejam feitos de qualquer lugar. Isso é uma grande vantagem para os médicos, que podem otimizar seu tempo e atender mais pacientes, principalmente em regiões mais afastadas”, diz o Dr. Leonardo.
No entanto, ele ressalta que nem todas as especialidades se beneficiam igualmente da Telemedicina. “Algumas especialidades acabam atendendo inicialmente por Telemedicina, mas, em seguida, direcionam o paciente para o atendimento presencial. Um exemplo seria algum problema cirúrgico. O paciente pode ser atendido, avaliado, ter exames solicitados e orientado via remota. Havendo a necessidade de um procedimento, então ocorre naturalmente a transição do teleatendimento para o presencial”, sinaliza.
Por fim, o Responsável Técnico de Telemedicina do AmorSaúde explica que, para atuar com atendimento remoto na área da saúde, é essencial que o profissional esteja devidamente habilitado e inscrito nos conselhos competentes. Ele ainda acentua a relevância da capacitação para o atendimento remoto, o que inclui diversas orientações técnicas para a especificidade da Telemedicina, assegurando que a qualidade do serviço seja mantida.
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ARIELY DOS SANTOS POLIDORO SILVA
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