No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022). No Nordeste, os números são de 52,20 casos para cada 100 mil mulheres.
Conscientes que o tema câncer de mama é um problema grave e que vem acometendo também mulheres mais jovens, a Diagmax e a+ Medicina Diagnóstica, marcas do Grupo Fleury em Pernambuco, irão doar mais de 260 procedimentos entre ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, mamografias, densitometrias ósseas, além de testes para detecção de marcadores tumorais de câncer de mama e no ovário. As pacientes foram previamente selecionadas pelo Centro de Mulheres do Cabo (CMC).
O “Domingo Rosa”, ação realizada anualmente pelo Grupo Fleury em vários estados brasileiros, ocorre no próximo dia 20 de outubro de 2024 e visa democratizar o acesso à saúde, promovendo a conscientização e alerta sobre prevenção, cuidados e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Dra. Katia Hezel, radiologista da + Medicina Diagnóstica PE, e a Dra. Fernanda da Cunha, radiologista da Diagmax, destacam a importância do movimento Outubro Rosa e esclarecem alguns pontos necessários para o diagnóstico:
A partir de qual idade a mulher deve começar a fazer exames da mama?
Na população geral, mamografia é o exame indicado como método de rastreamento e deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. Antes desta idade, a ultrassonografia das mamas é o método de escolha nas pacientes mais jovens.
Quais os principais exames de imagem devem fazer parte do check-up anual da mulher?
Os principais exames de imagem são mamografia e ultrassonografia mamária. A mamografia é o único exame que comprovadamente reduz a mortalidade da doença através do diagnóstico precoce. A ultrassonografia entra como método coadjuvante e de extrema importância.
Qual a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama?
Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura da doença, menos radical o tratamento com melhor resultado estético e melhor qualidade de vida.
Quais são os principais exames para o diagnóstico de câncer de mama?
Exames de imagem para o diagnóstico são a mamografia, ultrassonografia mamária e ressonância magnética. Não devemos esquecer do autoexame e exame clínico das mamas.
Qual a diferença entre a ultrassonografia da mama e mamografia?
Ultrassonografia e mamografia são exames diferentes, porém complementares. O ideal é realizar inicialmente a mamografia e, quando necessário, a ultrassonografia complementar. Por exemplo, caso tenha aparecido algum nódulo na mamografia, precisamos da ultrassonografia para definir sua natureza e ver a conduta a ser seguida. Lembrar que algumas lesões são identificadas somente pela mamografia e outras somente por ultrassonografia, por serem métodos diferentes. Um não substitui o outro, se complementam.
Ultimamente vem sendo publicado que o câncer de mama vem atingindo cada vez mais mulheres jovens. Por conta disso, qual a orientação que pode ser dada para as mulheres como forma de prevenção?
A principal orientação é que as mulheres façam o autoexame, conheçam suas mamas, frequentem o ginecologista e/ou mastologista e realizem os exames de mama solicitados.
Qual a orientação para a pessoa que foi diagnosticada com câncer de mama?
Uma vez diagnosticado o câncer de mama, a pessoa deve procurar seu médico o mais rápido possível para que tão logo seja iniciado o tratamento adequado.
Qual a importância do Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama?
O Outubro Rosa é uma excelente campanha que tem por objetivos:
– Alertar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama;
– Prestar informações sobre a saúde da mama e ressaltar a relevância da mamografia;
– Proporcionar melhoria da qualidade de vida da população;
– Reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Ribeiro dos Santos
imprensa29@gmail.com