“A IA Agentic ainda está em sua infância”, disse Mary Tetlow, diretora de marca da UiPath, em evento recente da empresa. “A maioria das pessoas ainda não sabe o que ela é, e isso representa uma oportunidade de ouro para muitas companhias”, completou.
A consultoria global Gartner endossa a opinião de Tetlow. O Gartner previu que, até 2028, 15% da tomada de decisão diária de trabalho nas empresas será conduzida pela Agentic AI (Inteligência Artificial Agêntica), uma espécie de fusão entre inteligência artificial, automação e orquestração. “Basicamente, trata-se de um conjunto de tecnologias que nos ajuda a entregar sistemas de IA de forma muito mais autônoma”, explica Daniel Dines, fundador e CEO da UiPath.
Para a UiPath, a IA Agentic representa no mercado um importante salto evolutivo da automação de processos robóticos, alçando a automação a um nível totalmente novo, que amplia as possibilidades de implementação e resultados nas empresas. Refere-se a sistemas de inteligência artificial autônomos, capazes de executar tarefas, tomar decisões e interagir com o ambiente sem a supervisão humana constante. A tecnologia permite a tomada de decisão adaptativa. Esses sistemas podem executar ações em tempo real, aprendendo e otimizando seu desempenho por meio de feedback contínuo.
“Para as organizações, isso desbloqueia uma nova força de trabalho virtual, capaz de assumir tarefas complexas de maneira completamente independente. E isso, por sua vez, abre novas possibilidades à construção de diferentes modelos operacionais, a partir da utilização integral e total de dados internos e externos”, diz Edgar Garcia, VP da UiPath para a América Latina.
IA Agentic e RPA
Garcia explica que a IA Agentic não substitui a automação de processos, e sim baseia-se nos robôs RPA para executar as tarefas nas quais eles se destacam e que são frequentes e abundantes em qualquer processo de trabalho, estruturado de ponta a ponta, repetitivo e fundamentado em regras. Os sistemas da IA Agentic precisam da precisão e eficiência desses recursos robóticos. “A IA Agentic requer uma estrutura bem organizada para atingir todo o seu potencial”, diz.
É por isso que organizações com um entendimento mais claro de seus processos, de ponta a ponta, tendem a ter uma transição mais fácil para a inteligência artificial agêntica. Isto é, para a UiPath, embora a tecnologia seja nova, grande parte das empresas não precisa necessariamente começar do zero. Muitas já possuem processos automatizados que podem evoluir para a automação agêntica. Isso expande a superfície de automação, uma vez que a IA Agentic consegue abarcar processos corporativos muito complexos e automatizar ainda mais tarefas e ações.
Os benefícios dessa orquestração são muitos, sempre com foco no aumento da produtividade da empresa, e de maneira sustentável. Baseada em sua experiência, no atendimento a mais de 10 mil clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil, a UiPath lista alguns:
Tomada de decisão mais ágil e assertiva
Desde otimizações da cadeia de suprimentos em tempo real até a detecção de transações fraudulentas, empresas de diferentes setores enfrentam consistentemente o desafio da tomada de decisão crucial, que depende da rápida análise de grandes quantidades de dados internos ou externos. A IA Agentic, com sua capacidade de processar e analisar informações em velocidades sobre-humanas, fornece insights de alta qualidade instantaneamente, garantindo que as decisões sejam sempre fundamentadas em dados mais atualizados e precisos.
Colaboradores mais felizes e engajados
A transferência segura de uma gama mais ampla de processos e tarefas tediosos para a IA Agentic permite que colaboradores gastem mais tempo e energia no trabalho criativo e estratégico, o que exerce impacto positivo e direto sobre a cultura empresarial, sobre a inovação, objetivos e performance para o alcance de metas.
Melhoria contínua
Os sistemas da IA Agentic aprendem e se adaptam continuamente, tornando-se mais eficazes ao longo do tempo e impulsionando melhorias contínuas do processo, apoiando a inovação dentro das empresas.
A UiPath reitera que maximizar o potencial da automação agêntica depende da sólida compreensão dos dados e processos da organização. É aí que entra a mineração de processos e a mineração de tarefas, que revelam gargalos, ineficiências e oportunidades para a IA Agentic. “Compreender os dados disponíveis é igualmente importante. Os sistemas da IA Agentic precisam do acesso a dados internos precisos e relevantes para tomar decisões. Assim, os agentes do sistema terão a consciência situacional necessária à compreensão dos complexos relacionamentos dentro do ecossistema de informações da empresa”, completa Edgar.
Sobre a UiPath
UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™.
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LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
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