A Black Friday deste ano traz boas perspectivas para o varejo brasileiro, marcando um amadurecimento nas estratégias de e-commerce. Segundo Adriano Nasser, diretor de negócios para PMEs do Google Brasil, o cenário aponta para um crescimento expressivo. Reforçando esta ideia, a Conversion faz uma projeção de alta de 9,4% nas vendas. Além disso, uma pesquisa da Cielo em parceria com a Expertise/Opinion Box revela que 63% dos lojistas esperam superar os resultados de 2023.
Em entrevista ao Portal E-Commerce Brasil, Nasser destacou que a Black Friday de 2023 foi atípica, com o varejo não correspondendo ao apetite dos consumidores. Para 2024, a abordagem é clara: renovar estratégias e inovar. “As PMEs, em especial, têm a capacidade de se reinventar diariamente, e a adoção de tecnologias e novos mindsets pode fazer a diferença neste ano”, afirmou.
Segundo ele, a inteligência artificial desempenha um papel crucial na evolução do varejo, permitindo que marcas de todos os tamanhos otimizem anúncios e compreendam jornadas de consumo cada vez mais complexas.
Tendências além do varejo tradicional
O interesse dos consumidores vai além dos eletrônicos, moda e beleza, categorias já consolidadas na Black Friday. Uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise revela um desejo crescente por ofertas em viagens (72%), cursos (56%) e medicamentos, como suplementos (43%).
“Esse movimento reflete a ampliação do alcance da Black Friday para outras indústrias. Não se trata apenas de queima de estoque, mas de uma oportunidade para lançamentos, fidelização de clientes e construção de carrinhos mais valiosos”, destacou Nasser.
Consumidor otimista e engajado
Dados apontam que os brasileiros estão mais confiantes em 2024. As buscas por produtos cresceram 13% no primeiro semestre do ano, em comparação com 2023, e 62% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções, segundo a pesquisa da Offerwise. Além disso, 67% acreditam que sua capacidade financeira melhorará ou se manterá estável até o final do ano.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mariana Sarubby Gonzalez
mariana.gonzalez@dfpress.com.br