Uma cerveja fabricada em Amparo (SP) venceu na quarta-feira (27.11) o prêmio de melhor cerveja do mundo na categoria English-Style Bitter (estilo britânico-amargo, em português) A premiação European Beer Star (EBS) ocorreu na Alemanha e escolheu os melhores produtos cervejeiros do mundo.
A cerveja vencedora, a Ashby British Strong Ale, foi criada em 2014. Ao g1, Alexandre Vaz, gerente industrial da cervejaria Ashby, explicou que o produto foi concebido para a comercialização em supermercados e empórios, e não para a crítica especializada, mas levou 19 prêmios até agora.
“Isso é o que a gente considera um grande diferencial. Porque a gente não desenvolveu essa receita para concurso. A gente desenvolveu essa receita para o mercado, para todo mundo ter acesso a esse produto com até, digamos assim, uma certa acessibilidade de preço”, contou.
Segundo Alexandre, a ideia inicial foi fazer uma cerveja de cor cobre avermelhada equilibrando diferentes tipos de maltes e sem o uso de corantes artificiais. Depois de vários testes, eles chegaram ao objetivo. “Ela é uma puro malte, só que a gente usa quatro maltes com características diferentes de cores e sabores [para compor]”, explicou.
O gerente industrial da cervejaria explicou que a Ashby British Strong Ale não é uma cerveja exatamente amarga. Da receita saiu uma típica cerveja inglesa, o que significa um equilíbrio bastante definido entre o doce e o amargo.
“Ela tem um caráter bastante específico, que é uma cerveja para gente degustar. Ela não é uma cerveja para você beber em grande quantidade, como a mainstream, como uma cerveja lager comum. É uma cerveja para você apreciar ela num jantar, apreciar com algum tipo de comida, com algum tipo de sobremesa. Então é um produto extremamente complexo de se tomar”, explicou Alexandre.
A cerveja vencedora é comercializada há 10 anos em supermercados e empórios no Sudeste e em parte do Centro-Oeste. A fábrica dela em Amparo foi fundada em 1993 pelo americano Scott Ashby, que ajudou na British Strong Al, e tem cerca de 50 funcionários.
“Não é mais uma cervejaria artesanal, a gente tem uma certa tecnologia aqui, acho que é por isso que a gente consegue a padronização desse produto. A gente tem uma equipe muito bem especializada com formação em tecnologia cervejeira, equipamentos de ponta de linha e um laboratório muito bem montado, com especialistas bem treinados nessa área também”, afirmou o criador da cerveja e gerente da cervejaria.
Premiação internacional
Ao todo, cinco cervejas brasileiras foram premiadas na European Beer Star 2024. A premiação segue o modelo das Olimpíadas, com medalhas de ouro, prata e bronze.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARLY ELEUTERIO VAZ
marly@menewsdigital.com.br