Durante a Black Friday deste ano, a BigDataCorp, maior datatech da América Latina, realizou um estudo que revelou tendências interessantes no mercado de descontos. A pesquisa, que analisou mais de 20 milhões de produtos em 1,9 milhão de sites no Brasil, constatou que a redução média de preços foi de 87% em diversas categorias. O setor de móveis foi um dos que mais se destacou positivamente, com descontos reais de 32,90% na categoria, sendo a quinta com maior aumento nas promoções.
A análise também apontou que, apesar da queda de preços, muitas categorias ainda enfrentam a prática de aumento de preços antes do evento, criando a impressão de descontos maiores.
Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, comentou sobre as descobertas: “Durante a Black Friday, o setor de móveis se destacou consideravelmente devido à sua redução de preços, posicionando-se entre as categorias com maior aumento nas promoções, fato que reflete uma boa oportunidade para os consumidores interessados em adquirir produtos desse setor.”
A pesquisa focou exclusivamente em produtos físicos e digitais comercializados em e-commerces e marketplaces, excluindo serviços como hospedagem e aluguel de veículos, oferecendo um panorama detalhado das tendências de preços durante este importante evento de varejo.
Metodologia
A BigDataCorp realizou a coleta dos sites para este estudo a partir de uma base de dados com endereços (URLs). Essa base foi construída por um processo que roda há mais de dez anos e que visita mais de 1,5 bilhão de sites no mundo inteiro. A empresa utiliza o processo de captura de dados da internet extraídos de visitas em mais de 30 milhões de sites brasileiros, dos quais são extraídas informações estruturadas e seus links. Os sites são acessados e é feito o download dos documentos HTML. São desconsiderados os sites inativos, ou seja, os que estão fora do ar ou que não respondem a visitas por quatro semanas seguidas. Também são desprezados os que, por oito semanas consecutivas, não fazem qualquer alteração em seu conteúdo. Assim, são considerados, neste estudo, mais de 30 milhões de sites ativos no Brasil.
Para ter acesso às imagens em alta, clique aqui
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIVIA BRANDAO DE CAMPOS
livia.campos@dezoitocom.com.br