São Paulo, dezembro de 2024 – O peru na ceia de Natal é aquele clássico que não pode faltar na mesa das famílias brasileiras. Mas, este ano, que tal elevar essa tradição a um novo patamar com uma marinada cheia de personalidade?
A prática de reunir a família em torno de uma ave especial tem raízes que remontam à Idade Média, quando o protagonista das festas era o javali. “Na época, o javali era a estrela das grandes celebrações, mas por volta de 1520, o peru começou a ocupar esse espaço, como mostram registros históricos”, explica Daniel Frenda, chef e coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.
Agora, é a sua vez de dar um toque especial a essa tradição secular. Com a receita que preparamos, você aprenderá a fazer uma marinada diferenciada, utilizando ervas finas que realçam o sabor e garantem um peru suculento e memorável. Não só uma ceia, mas uma verdadeira experiência gastronômica que será o destaque da sua noite.
Confira a receita completa e surpreenda sua família com o “toque do chef”.
Peru de Natal
Marinada de ervas
Ingredientes:
1 Peru inteiro
1kg de salsão cortado em cubos médios
1 kg de cenoura cortada em cubos médios
1 cebola pera cortada em cubos
1 maço de tomilho fresco
1 maço de alecrim fresco
Pimenta do reino em grão (a gosto)
1,5 litro de vinho branco seco
Sal a gosto
Modo de preparo:
Cortar os vegetais em cubos médios.
Misturar todos os ingredientes e colocar o peru para marinar em geladeira por, no mínimo, 24 horas.
PERU ASSADO
300 gramas de manteiga integral sem sal;
Ervas frescas variadas a gosto (alecrim, manjericão, tomilho, sálvia, hortelã, manjerona etc.)
Sal a gosto
Modo de preparo:
Cortar finamente as ervas e misturar à manteiga amolecida. Cuidadosamente, colocar a manteiga temperada entre a pele e a carne do peru.
Adicionar a marinada numa assadeira e por cima, em uma grelha, o peru.
Assar em forno pré-aquecido a 250ºC até dourar. Abaixar para 180ºC e terminar de assar até atingir a temperatura de 75ºC na junta da sobrecoxa com a carcaça.
MOLHO PARA ACOMPAR
1 colher de sopa de farinha de trigo
250 ml de água fria
Sal a gosto
Pimenta do reino branca em grãos a gosto
Modo de preparo:
Coar o molho da assadeira do peru, levar ao fogo baixo e reduzir para concentrar o sabor.
Caso não atinja a consistência desejada, espessar com uma mistura de farinha de trigo diluída em água fria.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em link.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 358 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 550 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Talita Gomes Ferreira Santos
tgferreira@ecossistemaanima.com.br