Para muitas pessoas, a temporada de férias está só começando e para aqueles que estão de viagem marcada e sofrem com a cinetose ou com o barotrauma, o médico otorrinolaringologista Thiago Brunelli Resende da Silva, do Hospital Santa Casa de Mauá, explica os sintomas mais comuns e dá algumas dicas que garantirão o sucesso do merecido descanso.
A cinetose são os enjoos causados pelos movimentos e acompanhados por dor de cabeça, vômito, tontura, náuseas, palidez, sudorese e palpitações. Esses sintomas ocorrem a partir de uma confusão no aparelho vestibular, responsável pelo equilíbrio.
Tais sintomas podem ser evitados com medicamentos – os quais devem ser recomendados por um especialista, descanso e refeições leves. Em avião, ônibus e carro, o ideal é buscar um assento na parte da frente e abrir a janela quando possível. Em navios, manter o olhar no horizonte, evitar a leitura durante as viagens e o uso de celular, não fumar e não ingerir café e bebidas alcoólicas antes ou durante as viagens.
Segundo o médico, doces, chocolates e alimentos ricos em cafeína são alguns alimentos que podem piorar o enjoo. “O problema também pode ser sentido em brinquedos de parques de diversão, no mar, em jogos de videogame ou até ao assistir alguns filmes em 3D”, explica o otorrinolaringologista Thiago Brunelli Resende da Silva.
Já o barotrauma está ligado à pressão atmosférica e causa fortes dores de ouvido, entupimento ou redução da audição durante as decolagens ou pousos de avião, ou nas viagens de carro com trechos de serra. Está ligado a um trauma no tímpano, que costuma ser momentâneo, mas em algumas pessoas pode ser mais grave. O barotrauma também é comum em mergulhos profundos e em esportes de altas altitudes. Os resfriados, gripes e alergias também podem intensificar a condição.
Além da dor, do entupimento do ouvido e da diminuição da audição, também podem ocorrer zumbido, dor de cabeça, perda auditiva temporária, tontura, náusea, vômito e sangramento. A maioria dos casos costuma ser temporário. Entretanto, os sintomas também podem ser mais graves, persistentes e constantes, provocando ruptura do tímpano e otite.
Para evitar o entupimento auditivo é recomendado mascar chiclete, bocejar, engolir, ficar acordado durante as decolagens e pousos, respirar fundo e segurar a saída do ar com bocas e nariz tapados por alguns instantes. As crianças e bebês podem ser amamentados ou ingerir líquidos.
Os descongestionantes nasais podem ajudar, já que abrem as vias nasais e ajudam no equilíbrio da pressão do ouvido, mas devem ser recomendados por um especialista.
Caso os sintomas não desapareçam ou diminuam dentro de alguns dias, é importante buscar atendimento médico e o tratamento dependerá da gravidade dos danos causados pelo barotrauma.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARLI PUERTAS POPOLIN ROSSI
mprossi@mprossi.com.br