O Grupo Elfa, rede que conecta serviços e soluções logísticas para todo o ecossistema de saúde no Brasil, dá mais um passo na sua estratégia de inovação com o lançamento da nova plataforma de e-commerce, voltada para exclusivamente para o mercado B2B. O objetivo da Loja Elfa é modernizar o processo de compras no setor de saúde, tradicionalmente caracterizado por operações off-line, e atender a uma demanda crescente por soluções digitais práticas e eficientes.
“O setor de saúde ainda está em um estágio inicial de digitalização no Brasil, especialmente no segmento B2B. Nossa proposta é simplificar a jornada de compra para hospitais e clínicas médicas, permitindo acesso ao portfólio da companhia de forma rápida e independente, mas sem abrir mão de suporte especializado quando necessário”, explica Munir Vedovato, Gerente Executivo de e-commerce do Grupo Elfa.
Crescimento e inovação
Com uma operação que combina tecnologia, logística avançada e um portfólio robusto, a expectativa é de que o e-commerce tenha um crescimento de mais de 400% em vendas em 2025, comparado ao ano de 2024. O Grupo Elfa está investindo fortemente na digitalização de sua marca, aproveitando o reposicionamento que consolidou diferentes empresas sob uma única identidade.
Para impulsionar o lançamento, a companhia combinou estratégias de marketing digital e campanhas comerciais focadas no público-alvo, como médicos, gestores hospitalares e administradores de clínicas. “Esse projeto reflete nosso compromisso em liderar a transformação digital no setor de saúde. Estamos criando um modelo de e-commerce que atende às necessidades dos nossos clientes, e que também define novos padrões de excelência e conveniência no mercado B2B”, completa Vedovato.
Diferenciais estratégicos
A plataforma oferece conveniência e personalização, permitindo que o cliente visualize produtos disponíveis em diferentes Centros de Distribuição (CDs) para otimizar prazos de entrega e custos.
O projeto é sustentado pela ampla infraestrutura logística do Grupo Elfa, que conta com 15 Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil. Essa capilaridade permite atender clientes com prazos otimizados, em muitos casos oferecendo entregas no mesmo dia para regiões metropolitanas.
“Estamos aproveitando ao máximo nossa infraestrutura e expertise para garantir agilidade e confiabilidade. Com isso, conseguimos conectar o cliente ao CD mais adequado, buscando atender qualquer demanda, mesmo que o produto não esteja disponível na unidade mais próxima. Essa flexibilidade nos diferencia no mercado”, destaca Vedovato.
Além disso, o site foi projetado para oferecer autonomia completa ao cliente, com informações detalhadas de cada produto, incluindo fotos, especificações técnicas e descrições, permitindo que o comprador tome decisões sem precisar de suporte direto, embora a plataforma conte com atendimento especializado para tirar dúvidas e realizar vendas assistidas – algo que o consumidor final já encontra no e-commerce do varejo e que, agora, o Grupo Elfa passa a entregar também para o mercado de saúde B2B.
O e-commerce foi desenvolvido para atender especificamente às necessidades de hospitais e clínicas médicas de pequeno e médio porte, além de profissionais de saúde, como médicos especialistas, enfermeiros e gestores de clínicas de cuidado. Entre os produtos disponíveis, encontram-se medicamentos, materiais descartáveis, produtos de desinfecção e itens para especialidades como dermatologia, cardiologia, ortopedia e geriatria.
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LUCAS LEAL PEREIRA
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