Retrospectiva: as cores que definiram a primeira metade da década
Há mais de 15 anos, a Suvinil lança estudos de tendências de cores, relembre os lançamentos desde 2020;
Com o objetivo de inspirar e tornar a escolha de cores mais fácil, o Suvinil Revela virou referência em tendências de cores.
São Paulo, janeiro de 2025 – Anualmente, há mais de quinze anos, a Suvinil, líder no mercado de tintas no Brasil, apresenta um estudo aprofundado de tendências que analisa aspectos comportamentais da sociedade às novas demandas de casa, decoração, moda e estilo de vida, o Suvinil Revela.
Com o objetivo de traduzir os sentimentos e o espírito do tempo em cores, o estudo oferece uma curadoria refinada que reflete as tendências mapeadas no Brasil e no mundo. Combinando pesquisa e criatividade, o Suvinil Revela propõe paletas harmoniosas e combinações inspiradoras, facilitando a escolha de cores para os consumidores e transmitindo sensações e personalidade aos ambientes.
“Sabemos do poder transformador das cores, e com o Suvinil Revela, não apenas antecipamos tendências no universo da decoração, mas também alcançamos novos patamares ao conectar as escolhas de cores com os sentimentos e o contexto de cada momento. Nosso propósito é criar uma conexão genuína, em que as pessoas se identifiquem com as cores tanto quanto nós, propondo significado e inspiração. Afinal, a cor está presente em todas as esferas da vida”, comenta Sylvia Gracia, Gerente de Marketing, Cor e Conteúdo da Suvinil.
Em 2025, o Suvinil Revela introduz o conceito de Co(r)existir como uma resposta aos desafios contemporâneos de convivência e harmonia em um mundo em constante transformação. A proposta reflete a necessidade de conectar pessoas, natureza e tecnologia em uma relação equilibrada e sustentável. Materializado em três cores do ano – Despertar, Marrom-Luxo e Sossego Noturno – e em uma coleção de 25 tonalidades organizadas em cinco paletas, Co(r)existir surge como um convite à reflexão sobre como interagimos com o espaço ao nosso redor e com as dinâmicas que moldam a sociedade.
Ambiente que materializa o conceito Co(r)existir, com as cores Despertar, Marrom-Luxo e Sossego Noturno | Foto: André Klotz
Mais do que um estudo sobre cores, o conceito traduz os anseios de um tempo em que a coexistência é uma questão central, promovendo diálogos e possibilidades para uma convivência mais integrada e significativa.
Retrospectiva
Em uma retrospectiva dos últimos cinco anos de Suvinil Revela, a marca resgata suas cores do ano mais recentes, destacando as tendências e os contextos que inspiraram cada uma delas. Confira:
Cor de 2024: Conforto
Conforto, um azul claro acinzentado, é a cor do ano de 2024, a tonalidade representa equilíbrio e tranquilidade em um mundo cada vez mais acelerado pela tecnologia. Inspirada no céu e nos ambientes digitais, Conforto reflete a necessidade de pausa e reconexão.
Ambiente que materializa a Cor Conforto | Foto: André Klotz
Cor de 2023: Calcita Alaranjada
Calcita Alaranjada, cor do ano de 2023, é um laranja terroso inspirado no mineral homônimo que equilibra inovação e acolhimento. O tom reflete reconexão com a natureza, renovação e otimismo, destacando-se também por sua versão com pigmentação 100% mineral, que reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade.
Ambiente que materializa a Cor Calcita Alaranjada | Foto: André Klotz
Cor de 2022: Eclipse
Eclipse, cor do ano de 2022, é um verde ácido que simboliza transformação, renovação e esperança. Inspirado no fenômeno astronômico, reflete mudanças globais e convida a um novo começo em um mundo em transição. Sua tonalidade vibrante une o natural e o digital, traduzindo o espírito de reconexão e a busca por novas possibilidades.
Ambiente que materializa a Cor Eclipse | Foto: André Klotz
Cor de 2021: Meia-Luz
Meia-Luz, cor do ano de 2021, é um rosa lilás inspirado no pôr do sol que simboliza transição, contemplação e otimismo. A tonalidade reflete equilíbrio e pausa em um período marcado pela pandemia e profundas mudanças globais, evocando coragem e esperança para um futuro mais harmonioso.
Ambiente que materializa a Cor Meia-Luz | Foto: André Klotz
Cor de 2020: Mantra
Mantra, cor do ano de 2020, é um verde azulado que simboliza reflexão, regeneração e equilíbrio. A tonalidade, acompanhada pelos subtons Horizonte e Contemplação, reflete a necessidade de pausa e reconexão em um período de transformações profundas. Inspirada pelo início de uma nova década, a cor traduz o desejo por ambientes mais meditativos, resgatando a essência e o equilíbrio entre mente e espaço.
Ambiente que materializa a Cor Mantra | Foto: Renato Navarro
“Essa retrospectiva celebra não apenas as cores escolhidas, mas também as histórias que elas contam. Cada uma delas marcou um capítulo importante no diálogo entre a Suvinil e seus consumidores, inspirando transformações pessoais e coletivas. Nosso objetivo é continuar conectados, criando pontes entre cores, pessoas e momentos”, finaliza Sylvia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA SÁTIRO VITAL
fernanda.satiro@maquinacohnwolfe.com