Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

10/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

10/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - NEGÓCIOS - Fipe/Buscapé: apesar da alta do dólar, preços dos eletroeletrônicos têm queda anual de 3,6% em dezembro de 2024
NEGÓCIOS

Fipe/Buscapé: apesar da alta do dólar, preços dos eletroeletrônicos têm queda anual de 3,6% em dezembro de 2024

fatimabrasil24/01/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

São Paulo, janeiro de 2025 – Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos no e-commerce brasileiro tiveram queda anual de 3,6%, registrada em dezembro de 2024, de acordo com o Índice de Preços Fipe/Buscapé. A pesquisa, que monitora continuamente 47 categorias de eletroeletrônicos e mais de 2 milhões de preços, com informações do principal comparador de preços do país, o Buscapé, mostra que, no mês, o indicador reverteu pontualmente a tendência de variações anuais declinantes iniciada em abril de 2024. Isso ocorreu a despeito do câmbio, bastante relevante para a formação de preços do setor, ter mantido sua valorização, que chegou a 23,7% no período anual terminado em dezembro de 2024.

Em dezembro de 2024, os preços de eletroeletrônicos tiveram aumento mensal de 0,22%, mantendo um padrão de elevação nos meses de dezembro em 2022 e 2023, conforme o Gráfico 2. Este aumento deve ser influenciado pela maior demanda do período natalino e por uma possível compensação das reduções verificadas nos preços em novembro, em função da Black Friday. Em dezembro de 2023, por exemplo, o aumento foi de 1,88%, e a variação acumulada em conjunto com novembro do mesmo ano foi de 0,2%, enquanto em 2024 a variação acumulada dos dois meses foi de -0,9%, levando à reversão na queda anual.

Ar-condicionado em queda

Os grupos de produtos que tiveram as maiores quedas anuais de preços em dezembro de 2024 foram celulares (-5,4%), eletroportáteis (-4,3%) e vídeo/áudio (-5,1%).

Eletrodomésticos, que vinham apresentando uma tendência de aumentos decrescentes nos preços anuais, registraram queda de -2,5% em dezembro de 2024. Este movimento foi influenciado principalmente pelos preços de aparelhos de ar-condicionado que, desde o pico de aumento anual de 25,7% em janeiro de 2024, causado por um desequilíbrio entre oferta e demanda, apresentaram um forte declínio nas variações anuais, culminando com a queda de -3,1% em dezembro de 2024. Este é o primeiro declínio anual registrado na série de 24 meses, conforme o Gráfico 4.

Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, pondera a necessidade de atenção às variações. “O varejo como um todo é impactado pela sazonalidade. Produtos de maior desejo costumam ter variações de preços mais abruptas dependendo do momento do ano e do cenário em que a indústria se encontra. Neste sentido, analisar o melhor momento para a compra de um produto desejado é essencial. Os aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, estão registrando uma baixa mesmo estando no verão, apontando uma oportunidade para quem pretende adquirir ou renovar seu modelo de climatização.”

Gráfico 1 – Variações Anuais do Índice de Preços Fipe/Buscapé para Eletroeletrônicos 

Gráfico, Gráfico de barrasDescrição gerada automaticamente

Gráfico 2 – Variações Mensais do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos

GráficoDescrição gerada automaticamente com confiança média

Gráfico 3 – Variações Anuais de Algumas Categorias de Produtos do Índice de Preços Fipe/Buscapé de Eletroeletrônicos (Dezembro24 / Dezembro23) 

GráficoDescrição gerada automaticamente

Gráfico 4 – Variações Anuais e Mensais dos Preços de Aparelhos de Ar-Condicionado Gráfico, Gráfico de linhasDescrição gerada automaticamente

Fonte: Índice de Preços Fipe / Buscapé

Sobre a Fipe

Criada em 1973, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, formada por equipes de profissionais especializados e com larga experiência nas áreas de ensino, pesquisas e extensão. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Por meio do desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, e do estudo dos problemas econômicos e sociais do país, busca expandir conhecimento de alto valor agregado, ajudar na formulação de políticas públicas que aumentem o bem-estar da sociedade como um todo e realizar projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado.

Sobre o Buscapé

Fundado em 1999, o Buscapé é pioneiro dentre as plataformas do comércio eletrônico brasileiro, conectando consumidores a mais de 600 lojas. Líder de mercado, funciona como comparador de preços e produtos de mais de 150 milhões de ofertas. Por meio do site e do aplicativo, o Buscapé oferece um serviço completo para ajudar os consumidores a comprarem de forma inteligente. Acesse: buscape.com.br.

Sobre a Mosaico

A Mosaico, uma empresa do Banco PAN, é gestora do Shopping do PAN e dona das marcas Buscapé e Zoom, líderes de mercado no segmento de comparadores de preços. Reúne em todas as suas plataformas mais de 600 lojas parceiras, 150 milhões de ofertas e cashbacks diferenciados por lojas, categorias e ofertas, além de possibilitar o acompanhamento do histórico de preços, reforçando a sua importância junto ao consumidor para realização de uma compra inteligente. Juntas, as marcas tiveram mais de 255 milhões de visitas e geraram mais de R$ 4,4 bilhões em volume de vendas (GMV) em 2022. Para mais informações, acesse: mosaico.com.br.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIULIA CASTRO ANDRADE DA SILVA

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025

Com segunda alta consecutiva, inadimplência atingiu recorde de 7,2 milhões de empresas em fevereiro, releva Serasa Experian

10/05/2025

Paquetá e Gaston, no RS, projetam crescimento de até 30% nas vendas para o Dia das Mães

10/05/2025
EM DESTAQUE

ENTREVISTA: “Suprema Corte vem legislando em algumas políticas, atravessando muitas funções do Legislativo”, diz Víctor Missiato, analista político

30/09/20230

Conexão Aprendiz: um espaço de troca e crescimento para os jovens do IgesDF

19/03/20250

A cultura judaica enraizada no nordeste

26/11/20240

FPM: municípios do Amazonas receberão repasse de cerca de R$ 36 milhões

28/11/20230

SP Market é destino para a família toda nas férias

09/01/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

10/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

10/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

10/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.