Ao longo de dez anos, Lais de Jesus Melo construiu uma carreira na indústria farmacêutica. Passou por cinco multinacionais, chegando ao cargo de coordenadora. Nesse cenário de crescimento profissional, largar tudo e empreender parecia desafiador.
Mas em 2022, Lais decidiu mudar essa história e se tornou a primeira franqueada do Clube04, franquia pet especializada em cuidados e comportamento canino. Hoje, sua unidade, no bairro do Campo Belo, em São Paulo, é referência na rede, faturando R$ 1,4 milhão em 2024.
A transição do corporativo para o empreendedorismo
A virada na carreira começou em 2018, quando Lais trabalhou com Ana Paula Shinzaki, futura amiga e inspiração para o novo negócio. Ana e o marido, Fábio Aydar, fundaram o Clube04 com a proposta de oferecer um serviço diferenciado para pets, priorizando o bem-estar animal e um atendimento humanizado.
Lais acompanhou o crescimento da marca e, como tutora da cachorrinha Amora, sempre desejou levar a pet para um banho relaxante na unidade original, em São José do Rio Preto (SP). “Nenhum pet shop gostava de dar banho na Amora. Eu a ouvia chorar, aquilo me machucava muito”, relembra.
Quando surgiu a oportunidade de abrir uma unidade do Clube04 em São Paulo, Lais não hesitou. Apesar dos desafios financeiros e da incerteza inicial, decidiu arriscar tudo para transformar seu sonho em realidade.
O desafio de abrir a primeira franquia
Inaugurada em maio de 2022, a unidade de Campo Belo foi um marco na expansão da rede. Sem sócios e com recursos próprios, Lais mergulhou de cabeça no empreendimento, contando com o apoio de Ana e Fábio, que a ajudaram tanto emocionalmente quanto na gestão do negócio. “O Fábio me mostrava a matemática por trás do negócio e me dava segurança de que ia dar certo. E a Aninha sempre esteve ali emocionalmente”, conta.
Nos primeiros meses, os desafios foram muitos. Desde a adaptação ao novo setor até a gestão de equipe, tudo exigiu aprendizado rápido e decisões estratégicas. Mas o esforço valeu a pena. Em pouco mais de dois anos, a unidade apresentou um crescimento contínuo no faturamento, sendo uma das mais rentáveis da rede.
Expansão e propósito
O sucesso da primeira unidade abriu portas para novos planos. Atualmente, Lais trabalha na expansão do Clube 04 na zona sul de São Paulo, reforçando a proposta da marca de oferecer um serviço diferenciado e acolhedor para os pets e seus tutores. Além disso, sua história inspira outros empreendedores que desejam migrar do mercado corporativo para o mundo dos negócios.
“Empreender não é para todo mundo, mas quando você é picado pelo mosquitinho do empreendedorismo, nada te para”, afirma. Para Lais, mais do que um investimento, o Clube04 se tornou uma extensão dos seus valores e propósito de vida. “Eu vivo o Clube04. Enxergo minha loja como um filho, algo que cuido e quero desenvolver da melhor forma possível”.
Além da unidade Campo Belo, Lais já assinou contrato para mais duas franquias, uma no Brooklin e outra em Moema, com previsão de inauguração neste ano.
Planos de expansão
Até o final deste ano a rede projeta comercializar 40 novas unidades. Uma das estratégias do Clube04 para alcançar essa meta é o lançamento de dois modelos de negócios: o container (investimento a partir de R$ 220 mil sem capital de giro) e o express (a partir de R$ 250 mil sem capital de giro).
O modelo container foi desenvolvido para ser implantado em locais de grande fluxo, como estacionamentos de shoppings, supermercados e hortifrutis, aproveitando a sinergia entre o Clube04 com locais mais saudáveis e naturais. Já o modelo Express foi pensado para se adequar ainda mais aos negócios atuais, se encaixando em pontos chaves e importantes em cada cidade.
Outra estratégia é a conversão de petshops já existentes em franquias do Clube04. De acordo com Aydar, esse movimento, além de impulsionar o crescimento da franquia, oferece aos empreendedores locais uma oportunidade de transformar seus negócios em operações mais rentáveis.
“Embora a expansão seja nacional, o estado de São Paulo é estratégico para o Clube04, já que representa um mercado com grande demanda por serviços especializados no cuidado e comportamento animal”, comenta.
Mercados pet e de franquia
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e o Instituto Pet Brasil, o mercado pet brasileiro faturou perto de R$ 80 bilhões em 2024. O crescimento em relação a 2023 é de 12,6%.
Já segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Serviços e Outros Negócios, do qual o Clube04 faz parte, cresceu 13,5% em 2024, faturando R$ 37,7 bilhões.
Presença e serviços
Atualmente, o Clube04 possui 18 lojas em operação e 13 em implantação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco, Rondônia e Amazonas.
O Clube04 oferece os serviços de banho relaxante com manejo low stress e secagem no colo, sem gaiolas, com cromoterapia e feromonioterapia. “O negócio conta também com uma linha de produtos exclusivos, como brinquedos de enriquecimento ambiental e itens 100% naturais”, destaca Ana Paula.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia do Clube04, o investimento é a partir de R$ 220 mil. O prazo de retorno estipulado é de 21 a 24 meses.
Visite a página https://clube04franquia.com.br/ e conheça as vantagens de ser um franqueado do Clube04.
Ficha técnica
Modelo container
Investimento: a partir de R$ 220 mil
Taxa de franquia: R$ 44.900,00 mil (já incluso no investimento acima)
Capital de Giro: R$ 36.000,00 mil
Área média para instalação: a partir de 24m²
Tipo de negócio: petshop
Ano de fundação: 2019
Ano de fundação do franchising: 2022
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 2
Royalties: 5,5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 1,5%
Faturamento médio mensal: R$ 60.000,00 mil
Lucro médio mensal: 20% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Ficha técnica
Modelo tradicional
Investimento: a partir de R$ 239 mil
Taxa de franquia: R$ 54.900 mil
Capital de Giro: R$ 18 mil, já inclusos no investimento inicial
Área média para instalação: 24m² para container e a partir de 50m² para loja
Tipo de negócio: petshop
Ano de fundação: 2019
Ano de fundação do franchising: 2022
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 2
Royalties: 5,5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 1,5%
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Lucro médio mensal: 20% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 21 meses a 24 meses
Modelo express
Investimento: a partir de R$ 250 mil
Taxa de franquia: R$ 54.900,00 mil (já incluso no investimento acima)
Capital de Giro: R$ 34.000,00 mil
Área média para instalação: a partir de 50m²
Tipo de negócio: petshop
Ano de fundação: 2019
Ano de fundação do franchising: 2022
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 2
Royalties: 5,5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 1,5%
Faturamento médio mensal: R$ 65.000,00 mil
Lucro médio mensal: 22% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Sobre o Clube04 Pet Store
O Clube04 é uma franquia pet especializada em cuidados e comportamento canino. A rede oferece os serviços de banho relaxante com manejo low stress e secagem no colo, sem gaiolas, com cromoterapia e feromonioterapia. Além do tratamento VIP, as lojas contam também com linhas de produtos exclusivos, como brinquedos de enriquecimento ambiental e itens 100% naturais. Para outras informações, acesse https://clube04.com.br
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LEONARDO GUARISO
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