A eComex, empresa brasileira pioneira no mercado de soluções de tecnologia para gestão, otimização e automatização de operações de comércio exterior e logística internacional, está investindo na criação de um exército de agentes digitais autônomos de IA para modernizar e agilizar processos em diferentes áreas que integram o ecossistema do comércio exterior.
Batizado de AI Digital Army (Exército Digital de IA), o objetivo da empresa é que os agentes possam ajudar a simplificar processos, automatizar operações repetitivas e possibilitar que clientes e colaboradores ganhem tempo e produtividade para focarem em atividades mais estratégicas.
Segundo André Barros, CEO da eComex, há uma preocupação com a retenção de profissionais qualificados em atividades repetitivas, como o registro de faturas, criação de processos de importação ou exportação e follow-ups de informações que podem ser realizadas com a ajuda da tecnologia. “Nós não queremos nem substituir, nem perder esses profissionais, mas criar ferramentas para que possam exercer funções mais estratégicas e desafiadoras, respeitando seus potenciais para mantê-los motivados”, explica o executivo.
Soluções atendidas
Já em fase de implantação pela eComex, o AI Digital Army reúne cinco soluções inovadoras. Entre elas, destaca-se o Digital Assistant – Document Capture, solução ganhadora do Prêmio Oracle Partner 2024 na categoria Inovação na América Latina. A solução é capaz de extrair e processar automaticamente dados de documentos recebidos, reduzindo entre 60% e 70% o tempo dedicado à gestão documental e garantindo maior precisão na execução das tarefas.
Já a ClaudIA é a agente de IA que automatiza o atendimento a clientes do eComex Suite, principal solução da eComex para a gestão dos processos de Comércio Exterior, e também auxilia no atendimento ao cliente ao responder dúvidas sobre o PUCOMEX (Portal Único de Comércio Exterior), permitindo que os analistas se concentrem na resolução de problemas mais complexos.
A eComex reforça seu compromisso com a inovação no setor ao oferecer soluções como o Intelligent Content, uma Inteligência Artificial que automatiza a leitura das publicações do Diário Oficial da União (DOU) e das Notícias Siscomex, trazendo informações fiscais para o eComex Suite de forma rápida e segura. Contudo, considerando a criticidade do processo de Classificação Fiscal, a empresa incluiu uma etapa de avaliação e liberação manual para garantir a qualidade e conformidade dos dados.
Já o Classificador de Atributos, outra IA desse “exército”, identifica e sugere atributos para o Catálogo de Produtos com base na NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e na descrição das mercadorias, reduzindo erros e agilizando o preenchimento obrigatório da DUIMP (Declaração Única de Importação).
Por fim, o mais novo integrante dessa família é o Shipping Proposition, que utiliza IA para analisar o histórico operacional de embarques e sugerir a consolidação de cargas para futuros pedidos, reduzindo significativamente os custos de frete, otimizando rotas e acelerando a entrega das mercadorias.
“Acreditamos que a chegada do AI Digital Army proporcionará uma inovação sem precedentes em todas as áreas do comércio exterior, agilizando processos, evitando erros e melhorando a qualidade de trabalho dos profissionais. Para isso, além das iniciativas já implantadas, estamos desenvolvendo outras soluções baseadas em IA visando não só integrar departamentos, como melhorar o tempo e a produtividade dos negócios, que hoje são um grande gargalo para o comércio exterior e para a competitividade das empresas no Brasil”, conclui André.
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MICHELLY SIQUEIRA DE SOUZA
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