Em meio a um cenário econômico de constantes desafios, o setor de alimentação destacou-se em 2024 como um dos grandes propulsores de crescimento do setor de franquias.
Com um aumento superior a 15% no faturamento do ano passado, os segmentos de food service e alimentação mostraram-se novamente promissores para quem deseja abrir um negócio.
No entanto, vale dizer que antes de investir em um negócio, é preciso se planejar e compreender os riscos envolvidos. Isto porque, apesar de as franquias se tratarem de modelos testados e aprovados, empreender sempre envolve desafios complexos.
A partir disso, selecionamos redes de franquias de alimentação com modelos mais do que testados para quem quer empreender em 2025.
Confira.
Musteak
A Musteak é uma steakhouse e boutique de carnes premium, especializada em cortes de produção própria. Com origem em uma tradição familiar de mais de 30 anos, a Musteak combina qualidade e autenticidade em cada prato, atendendo ao público no interior de São Paulo. Além de sua unidade em Monte Alto, SP, a marca está em expansão e oferece oportunidades de franquia para quem deseja levar essa experiência gastronômica única a novas regiões.
Valor de investimento: R$360 mil (já incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: a partir de R$180 mil
Tempo de retorno: entre 18 e 14 meses
Site da empresa: https://musteak.com.br/
Sua Coxinha
Fundada em 2017, em Jundiaí, interior do estado de São Paulo, a Sua Coxinha é uma rede de franquias de lanchonetes especializadas em coxinhas com sabor único e qualidade aprovada pelos clientes. Em rápida expansão, a empresa já possui 14 unidades em operação e tem se destacado por sua receita única que torna os seus salgados crocantes por fora e macios por dentro, tudo servido bem quentinho. O papel do franqueado é atuar na administração da unidade.
Valor de investimento: a partir de R$150 mil
Faturamento médio mensal: entre R$60 e R$80 mil
Tempo de retorno: entre 12 e 24 meses
Site da empresa: www.suacoxinha.com.br
Mordidela Burger Grill
Especializada em comida rápida, a Mordidela Burger Grill é uma rede de franquias que oferece refeições que vão do café da manhã até o jantar. O negócio oferece o suporte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil, o ZNTT. Os franqueados atuam com a gestão, divulgação e atendimento.
Valor de investimento: a partir de R$65 mil
Faturamento (mês): R$60 mil
Retorno do investimento: 12 meses
Site da empresa: https://franquia.grupozntt.com.br/mordidela/
Ital’In House
A Ital’In House é uma rede de franquias de comida italiana no Box que atua com modelo de delivery. A marca conta com cerca de 150 unidades em operação com produtos que vão de macarrão, nhoque até risotos. Tudo desenvolvido com cuidado e atestado por paladares exigentes. O papel do franqueado é atuar com a administração da unidade, divulgação e vendas.
Valor de investimento: a partir de R$250 mil
Faturamento: passa de R$300 mil
Tempo de retorno: entre 16 e 18 meses
Site da marca: https://italinhouse.com.br/
Hungara Lanches
Fundada em 1983 por José Correia em Niterói, RJ, a Hungara Lanches é uma rede de lanchonetes especializada em “italianos”, salgados tradicionais da cidade, acompanhados de uma deliciosa maionese temperada. Com mais de 40 lojas espalhadas por Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio de Janeiro e agora São Paulo, a Hungara é sinônimo de tradição e sabor.
A marca passou por um processo de formatação em franquias em 2022 e continua a expandir rapidamente. A fábrica da empresa, localizada no Barreto, bairro de Niterói, garante o padrão de qualidade em todas as lojas da rede. Com mais de 15 sabores de “italianos”, a Hungara Lanches se consolidou como um verdadeiro patrimônio cultural imaterial de Niterói e segue conquistando o público com suas delícias.
Investimento: R$ 200 mil
Faturamento médio mensal: R$120 mil
Tempo de retorno: 13 a 20 meses
Site da franquia: http://www.hungaralanches.com.br
Q! Donuts
Fundada em Campinas (SP), a Q! Donuts é uma rede especializada em donuts. Com diversos sabores para os paladares mais exigentes, os produtos oferecidos pela marca vão desde o donuts até cappuccinos e milk-shakes. As lojas contam com um ambiente alegre e descontraído, pensado para que os clientes se sintam acolhidos. Além disso, a marca lançou um modelo de negócio mais barato e com isenção de royalties durante o primeiro ano de operação.
Investimento: a partir de R$99,9 mil
Faturamento (mês): R$90 mil
Retorno do investimento: 24 meses
Site: https://qdonuts.com.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
marcus@agenciasucellus.com