O setor de call center tem o importante papel na economia brasileira e colabora fortemente com a geração de empregos no Brasil. De fácil empregabilidade, é uma ótima porta de entrada no mercado de trabalho para profissionais diversos em perfil, idade, nível de formação e experiência.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as empresas dos setores de tele atendimento e tele cobrança, estão entre as maiores empregadoras formais do Brasil. Além de impulsionar a economia, essas áreas desempenham um papel fundamental na inserção de jovens no mercado de trabalho, representando a porta de entrada para o primeiro emprego de 45% dos trabalhadores em início de carreira.
Ao gerar empregos em grande escala, a contribuição social do setor traz um impacto positivo na vida de milhares de pessoas. As oportunidades oferecidas não apenas impulsionam a economia, mas transformam a realidade de famílias inteiras. O perfil dos funcionários é diverso e reflete a inclusão no mercado de trabalho: 58% dos trabalhadores têm filhos, 70% são negros, 67% são mulheres e 20% são chefes de família. Esses números demonstram que o segmento não apenas proporciona renda e estabilidade, mas também promove inclusão, equidade e ascensão social para grupos historicamente menos favorecidos.
A maioria das vagas oferece uma jornada de trabalho reduzida de 6h20, sendo possível o trabalhador ter tempo para se dedicar aos estudos, qualificações e até uma renda extra. Essa flexibilidade é um diferencial importante, contribuindo também para a qualidade de vida dos colaboradores e ajudando a equilibrar responsabilidades familiares e bem-estar, sem comprometer a produtividade no ambiente corporativo.
Diante desse cenário, o call center se destaca não apenas pela geração de empregos, mas também como um agente de inclusão e mobilidade social, oferecendo oportunidades acessíveis a uma ampla diversidade de profissionais. “Nosso compromisso vai além do emprego em si. Trabalhamos para oferecer capacitação contínua e um ambiente de crescimento que possibilite o desenvolvimento profissional e pessoal de nossos colaboradores. Temos um impacto social gigantesco, e nosso objetivo é fortalecer ainda mais essa contribuição”, destaca Rodrigo Mandaliti, presidente do Instituto Geoc.
Com um modelo de trabalho que incentiva a ascensão profissional, promove diversidade e fortalece a economia, o setor segue como uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho no Brasil.
Sobre o IGEOC
Com 18 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas 27 associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.
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Kaísa Christina Romagnoli
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