O Brasil enfrenta, a partir desta segunda (17), a terceira onda de calor deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões sudeste, sul e centro-oeste já estão sofrendo os primeiros impactos. Com as previsões indicando alta nas temperaturas e alertando para os riscos desta nova onda de calor, bares e restaurantes se tornam um refúgio para os brasileiros que buscam se refrescar.
Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que, com o crescimento dessa demanda, o faturamento dos negócios de alimentação fora do lar pode aumentar em até 15%.
Nos dias mais quentes, a expectativa é de que os consumidores busquem cada vez mais por bebidas como cervejas, drinques e opções geladas sem álcool. Essas bebidas são uma boa pedida para aliviar os efeitos da sensação térmica elevada e podem atrair mais clientes para os estabelecimentos. Além disso, alimentos mais leves também podem ser mais atrativos nesse período.
Segundo José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel, essa pode ser uma boa oportunidade para negócios do setor. “Além de as altas temperaturas deste verão incentivarem o consumo de bebidas mais refrescantes, os fins de tarde também ficam mais propícios para o encontro e a troca de ideias. E isso tudo se traduz em mais movimento nos bares e restaurantes, o que vem em boa hora, pois temos trabalhado com margens cada vez mais apertadas ou mesmo no vermelho”, afirma.
Para impulsionar ainda mais as vendas, estabelecimentos podem criar promoções e outras ações que fomentem o consumo durante esse período mais quente, sobretudo nos estados mais afetados. Diego Menezes, sócio proprietário do Booze Bar, com unidades em Ipanema e na Lapa, na capital do Rio de Janeiro, conta que adotou medidas nesse sentido.
“Criamos um happy hour e ações de marketing que brincam com esse calor e com a ideia de se refrescar. Como as pessoas preferem ficar na rua a ficar no calor de casa, a expectativa é de que consigamos atrair mais clientes nesses dias e aumentar o faturamento em até 30%”, revela.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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