A Emal, mineradora de calcário com sede na cidade de Nobres, no Mato Grosso, descobriu na eficiência da expedição um diferencial competitivo importante no seu segmento de mercado. No período de pico da lavra, que vai de abril a setembro, quando os produtores agrícolas do estado preparam o solo com calcário agrícola para as novas safras, a Emal chega a carregar 600 caminhões por dia nas suas quatro plantas. Ou seja, ao final do dia, a Emal despacha um caminhão carregado por minuto. A manutenção regular desse fluxo de despacho gera, para a empresa, a oferta constante e previsível de caminhões para o transporte. O que representa garantia de entrega para os clientes e, em consequência, mais negócios.
“Na região de nossa maior planta, em Nobres, existem outras 12 mineradoras que produzem calcário a partir da mesma base geológica”, explica Raul Luchtenberg, gerente de TI da Emal. “A qualidade do minério é igual, o preço é basicamente o mesmo, a distância entre a mina e o cliente final é praticamente idêntica”, compara. “O que faz o cliente escolher a Emal é a entrega do produto no prazo acordado, o que podemos garantir com a boa gestão do tempo de carregamento e de expedição”, avalia ele.
A vantagem da expedição eficiente para a Emal vai além da satisfação do cliente final. Ela também significa menores filas de caminhões na porta da mina e menor tempo de espera para os caminhoneiros, que têm a possibilidade de realizar mais carregamentos por dia. Assim, a Emal não tem dificuldade de encontrar transportadores. “Prazos curtos e agilidade na distribuição determinam a preferência desse fornecedor”, explica Luchtenberg.
Empresa familiar fundada em 1973 e hoje uma das maiores mineradoras do Mato Grosso, a Emal ganhou eficiência na expedição ao integrar seus processos internos com um software específico para a atividade de mineração fornecido pela Minerion. Do pedido de compra recebido dos clientes, passando pela produção, carregamento, pesagem, emissão de notas fiscais, documentação de transporte e expedição dos caminhões na porta da mina, o processo inteiro exige apenas 20 minutos (sendo seis minutos para o carregamento e um minuto para a emissão da nota fiscal).
Carregamento agendado
O gerente Luchtenberg conta que, antes da gestão integrada, a média de tempo de espera dos caminhoneiros era de dois dias e meio: a fila na porta das minas chegava a acumular até duzentos caminhões. “Com a ajuda do sistema, passamos a fazer o agendamento dos carregamentos. A transportadora ou o motorista entra no site da Emal e sabe quando vão carregar. É como marcar um assento de avião”, compara ele. “O transportador ganha previsibilidade, consegue carregar mais e ganha com isso.”
A eficiência na expedição vem sendo aperfeiçoada constantemente pela Emal, por meio da revisão constante de processos internos e treinamento de pessoas. Hoje o software atende a todas as áreas da empresa, permitindo a gestão pormenorizada das operações. O gerente de TI da Emal detalha um exemplo: “Controlamos a escolha da área da mina que será detonada e até o quanto foi usado de dinamite”.
Sobre a Minerion
Fundada em Arcos (MG) há quase 30 anos, a Minerion é especializada em softwares de gestão integrada para a indústria de mineração, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras que otimizam a tomada de decisões para a eficiência operacional, adicionando valor aos negócios de seus clientes.
O Sistema de Gestão Avançada (SGA) da Minerion é um ERP que integra todos os processos dentro de uma mineradora, incluindo produção, logística, segurança, qualidade, manutenção, controle de combustível, gestão remota de equipamentos móveis, entre outras funcionalidades, além de opções “mobile” para aprovações e acesso a relatórios em tempo real. Com suporte ilimitado, treinamento especializado e implantação personalizada, a Minerion oferece soluções para necessidades específicas de cada cliente.
SERVIÇO
Expedição eficiente é diferencial estratégico para mineradoras
Mais informações: Minerion
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Marcelo Dias Moreira
marcelo@piquini.com.br