O iFood tem se destacado no cenário brasileiro como um importante player no segmento farmacêutico. Em participação no Congresso Saúde & Farma 2025, que teve cobertura feita pelo portal do E-Commerce Brasil, Diego Barreto, CEO da companhia, afirmou que a expansão da atividade dentro da plataforma foi a maior entre todas as categorias.
A companhia registrou um aumento de 78% nos pedidos de farmácias em 2024, comparado ao ano anterior. Este crescimento se reflete na comparação mês a mês, com um aumento de 20% no retrospecto dos últimos três meses. Lançada há quatro anos, a categoria de farmácias já cresceu 527 vezes, representando 30% das vendas da vertical de Mercado, que inclui supermercados, lojas e petshops. Atualmente, a plataforma conta com 15 mil farmácias cadastradas, atendendo consumidores em 300 cidades do Brasil.
Estratégias e desafios
De acordo com Diego Barreto, CEO do iFood, do ponto de vista do produto, não há mudanças drásticas na atuação com o mercado farma, incluindo o ecossistema da empresa. “A compra de produtos farmacêuticos possui uma frequência que favorece a interação contínua com o usuário. Além disso, o consumidor de farmácia se mostra mais aberto a descobrir novidades”, comenta o executivo. Outra característica do consumidor de farmácia citada por ele é que a busca direta por itens específicos é mais comum do que a procura por lojas específicas.
Apesar do sucesso, o iFood enfrenta desafios, como a fricção nos processos do segmento farma no e-commerce, principalmente em termos logísticos. Para otimizar o desempenho, o iFood aposta no retail media, utilizando modelos de inteligência artificial (IA) generativa para criar um entendimento aprofundado do Retorno Sobre Investimento (ROI).
A empresa também trabalha para convencer players mais resistentes do segmento Farma, mostrando os resultados positivos alcançados pelos concorrentes que já integram o ecossistema digital.
Dicas sobre experiência do usuário
O iFood planeja integrar processos para aprimorar a experiência do usuário nos próximos anos. De modo geral, a sofisticação da performance, com ferramentas próprias de anúncio, continuará como uma das principais estratégias.
Com isso em mente, Barreto traz dicas de boas práticas baseadas nos sellers de farma que melhor desempenham na plataforma:
Cuidado com o estoque e a disponibilidade dos produtos: Evitar rupturas é crucial para manter a satisfação do cliente.
Pontualidade logística: Garantir a entrega rápida e eficiente dos produtos.
Utilização do canal de comunicação: Reduzir a quebra de expectativa, mantendo o cliente informado sobre o status do pedido.
Disponibilizar o máximo de produtos possíveis: Mesmo que alguns itens possuam uma margem de lucro menor.
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Mariana Sarubby Gonzalez
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