Equipes bem lideradas são 21% mais produtivas, conforme aponta uma pesquisa global realizada pela Gallup, empresa global de pesquisa e consultoria. O estudo destaca que o papel do líder é um fator determinante na motivação e no desempenho dos colaboradores, o que influencia diretamente os resultados de uma empresa. Essa realidade tem impulsionado a busca por profissionais de liderança completos, com habilidades técnicas, humanas e estratégicas. No Brasil, esse cenário é vivenciado de perto por grandes empresários como Reginaldo Boeira, presidente da KNN Group, que aplica uma metodologia voltada para o desenvolvimento de equipes engajadas e de alta performance.
A liderança de Boeira é pautada no reconhecimento e no desenvolvimento contínuo dos colaboradores. À frente de um grupo que reúne quase 20 empresas, entre elas, uma das maiores redes de franquias de idiomas do país com mais de 110 mil alunos e cerca de 450 franqueados, ele implementa processos ajustados de forma constante e que estimulam a valorização individual e coletiva. Dessa forma, anualmente lança programas de premiação por análise de métricas de desempenho, capacitações regulares conforme tendências de mercado e novas tecnologias, e uma cultura aberta para feedbacks e sugestões.
O empresário, que também já escreveu livro sobre “como fazer dinheiro e sucesso” e reúne anualmente milhares de empreendedores em seus congressos e conferências, acredita que investir no potencial humano é a chave do sucesso, inclusive para lidar com as novas tecnologias como a Inteligência Artificial que, segundo ele, pode ser eficaz dependendo do “humano que a opera”. Esses procedimentos não apenas melhoram os resultados operacionais, mas também aumentam a satisfação e o comprometimento das equipes. “O sucesso de uma empresa é, inevitavelmente, resultado do desenvolvimento das pessoas que fazem parte dela”, diz.
A partir da identificação de talentos e do direcionamento de cargo, alinhado à experiência e ao perfil do colaborador, e análise de resultados, existe o processo fundamental do reconhecimento que algumas vezes passa despercebido nas organizações. Porém, quando ele está produzindo, gerando resultados e percebe que é reconhecido e incentivado a crescer, ele veste ainda mais a camisa e se torna parte ativa do propósito do negócio”, destaca Boeira.
Além das iniciativas internas em recursos humanos, o empresário adota estratégias que fortalecem a comunicação entre as lideranças de suas empresas e os colaboradores. Para isso, promove encontros presenciais, palestras e convenções que aproximam os gestores da realidade operacional e das necessidades da equipe. Essas ações são reforçadas por pesquisas internas de clima organizacional, que ajudam a identificar pontos de melhoria e a antecipar desafios. Segundo um estudo da Deloitte, 75% dos líderes empresariais acreditam que a qualidade da liderança é o principal diferencial competitivo em um cenário de transformação. Para Boeira, essa percepção se confirma no dia a dia.
“Não basta dominar processos e ferramentas. O líder de hoje precisa inspirar, ouvir e entender as motivações da equipe. Quando há essa conexão genuína, o trabalho flui, os resultados aparecem e as pessoas crescem juntas”, enfatiza o empresário. Com essa visão, a KNN Idiomas, uma de suas empresas, tem conquistado destaque no setor educacional, mantendo índices elevados de satisfação interna e expansão constante. A experiência prática mostra que lideranças bem preparadas, com uma atuação próxima e empática, têm o poder de transformar o ambiente organizacional e potencializar os resultados.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS PETTER BRASIL
rotascomunicacao@gmail.com