O consumo de bebidas alcoólicas passa por um aumento significativo no Carnaval, impulsionado também pelas altas temperaturas do verão. Essa demanda vai além da cerveja e dos destilados, já que muitos drinks são populares entre o público e se apresentam como alternativas.
Nesse cenário, as bebidas ready to drink (coquetéis prontos para consumo) são uma opção prática que atendem ao gosto dos clientes e diversificam a oferta de empreendedores de bares e restaurantes e de ambulantes que operam durante as festividades.
Considerando a importância do Carnaval para bares e restaurantes, adotar alternativas que sejam mais práticas para o consumidor na hora da folia pode ajudar a impulsionar o faturamento de um setor que ainda sofre para equilibrar as contas: segundo dados da Abrasel, 18% dos estabelecimentos operaram com prejuízo em dezembro de 2024, percentual que subiu para 25% em janeiro. O período, portanto, representa uma esperança de aumento da receita diante dos desafios enfrentados pelo segmento.
Opções refrescantes, democráticas e lucrativas
Apesar de não substituírem o trabalho de mixologia de um estabelecimento, as bebidas ready to drink têm um bom potencial de vendas ligado à ocasião do consumo.
“O drink pronto chega nesse momento de consumo em que a demanda é muito grande e a rapidez para entregar um produto está diretamente ligada à sua capacidade de vender”, afirma Edson Segundo, diretor geral da Lambe Lambe, empresa de bebidas da categoria.
Ele explica que essa alternativa ainda promove uma ampliação do mercado: “a partir do momento em que a gente tem oferta, as pessoas que querem beber drinks e não querem beber cerveja agora são abraçadas”.
Em relação à demanda, o público passou por uma mudança de comportamento que acompanhou a evolução dos produtos disponíveis, conforme explica Guilherme Dráger, sócio-diretor da Equilibrista, fabricante de drinks prontos. Se antes os coquetéis existentes apresentavam sabores muito artificiais e eram produzidos com insumos de baixa qualidade, hoje o cenário é inverso.
“Com o nosso foco na produção de bebidas de qualidade, com sabores mais artesanais e ingredientes naturais, o cliente vem mudando sua percepção sobre a categoria. Além de já consumir regularmente, ele está mais aberto a experimentar opções novas”, conta.
Ele afirma que, no Carnaval, os clientes podem ter a experiência de tomar um drink com preço acessível nos blocos e que ainda apresenta vantagens sobre outras alternativas. “O público consegue atingir o objetivo alcóolico com mais facilidade, enquanto consome menos calorias e sem sentir o efeito de sono e inchaço da cerveja”.
Para o empreendedor, Guilherme reforça alguns pontos principais: a praticidade, padronização da qualidade e variedade de sabores. No entanto, essas não são as únicas vantagens para a operação.
De acordo com Edson, as bebidas ready to drink são uma solução para o ponto de venda. A alternativa é simples e fácil de repor, gelar, vender e de manter em estoque, além de agilizar o processo.
“Eu consigo fazer e vender 5 caipirinhas com o mesmo tempo que gasto para vender 40 drinks prontos. É um intervalo muito grande e com uma margem de ganho muito próxima. Pensando em operação, em margem e volume de vendas, para o Carnaval faz total sentido”, afirma.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
tatianeferreira.br@abrasel.com.br