São Paulo, fevereiro de 2025 – O Carnaval é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros, seja para quem gosta de folia, de descansar vendo séries e filmes, ou até mesmo para quem deseja viajar. Independente do perfil do público, o período é capaz de agradar a todos.
A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) estima que o Carnaval de 2025 movimente R$ 12,03 bilhões em receitas no País, um aumento real de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os gastos dos turistas em bares e restaurantes deverão liderar as receitas do Carnaval, com projeção de R$ 5,4 bilhões, seguidos pelos serviços de transporte de passageiros (R$ 3,31 bilhões) e hospedagem (R$ 1,28 bilhão).
Já no marketing de influência, o Carnaval é marcado por diferentes campanhas com influenciadores digitais. Segundo dados da Influency.me, em 2022 as ações nas redes sociais com o foco na festividade alcançaram 36 milhões de visualizações. Já em 2023, esse número cresceu quase três vezes, chegando a 90,9 milhões. Além do alcance ser um ponto de destaque, a média de influenciadores ativados por campanha nesse período também passou de 14 para 20 de um ano para o outro.
“Para alcançar o maior número possível de consumidores, as marcas vêm investindo cada vez mais em marketing de influência. O Carnaval é uma ótima oportunidade, pois a maior parte das pessoas terá mais tempo disponível para conhecer novos produtos ou serviços. Ou seja, o consumidor já está mais disponível. Basta que sua vontade seja aguçada”, destaca Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me
Em linha com esse cenário, a Influency.me disponibiliza gratuitamente o e-book “Influencer Marketing para Datas Comemorativas”, com estratégias para ajudar as marcas em ações sazonais. Algumas sugestões para trabalhar os produtos no Carnaval podem ser conferidas a seguir.
5 Estratégias para campanhas no Carnaval
Para aumentar as chances de engajamento com sua marca nesse período, o ideal é ser criativo ao associar o seu produto/serviço à sazonalidade. “Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, criar um conteúdo sobre “os melhores tênis para cair na folia” ou “chinelos que têm a cara do verão” pode trazer seu produto para mais perto da atenção do público, ainda que não seja necessariamente um produto muito utilizado no Carnaval.
A equipe de marketing da Influency.me levantou as principais estratégias para serem utilizadas durante o Carnaval para engajar o público com a sua marca. Confira!
1) Tutoriais: essa é uma ótima estratégia para nichos que envolvem beleza. É possível contratar influenciadores que falem desse assunto nas redes sociais e realizar ações como tutorial de maquiagem; tutorial de fantasias; tutoriais de penteados, entre outras coisas. Além de trazer um conteúdo mais rico, que auxilia na necessidade do público, é uma forma de vender os produtos da marca e atingir novos públicos de interesse.
2) “Arrume-se comigo”: alguns tipos vídeos têm se popularizado nas redes sociais, e esse é um deles. Consiste em acompanhar o influenciador se arrumando para determinada ocasião, momento em que o profissional compartilha com o público as roupas escolhidas, sapatos, maquiagem e acessórios. Uma ótima forma de gerar uma publi de maneira mais natural, interagindo com o público.
3) Recebidos: outra forma de apresentar os produtos é utilizando o “unboxing” com influenciadores. Para isso, é importante que esse influenciador já tenha uma relação sólida com a sua marca ou não fará nenhum sentido enviar um produto apenas no Carnaval.
4) Produtos exclusivos para a data: caso a empresa seja de um nicho voltado para itens de Carnaval, e que tenha uma linha de produtos específica para essa data, é importante ter um casting de influenciadores que podem divulgar esses produtos na prévia do período. Lembrando que ações como essa precisam de um planejamento robusto meses antes de acontecerem.
5) Review: trata-se de uma resenha em que o influenciador conta como foi a sua experiência usando determinado produto ou serviço. Para o Carnaval, fica a ideia de estar presente na folia, e o influenciador poderá contar quais as vantagens de ter usado a marca nesse período. Por exemplo, a duração de uma maquiagem no bloquinho, a proteção de um filtro solar, a resistência de uma fantasia, o sabor de uma bebida e a durabilidade de um produto de cabelo para penteado.
“É uma tendência de mercado desenvolver ações com influenciadores em datas comemorativas. É importante que as marcas tenham um calendário anual de planejamento para datas especiais e alinhem suas ações com antecedência. Marcas que realizam ativações durante o ano todo com os influenciadores têm canal de comunicação mais eficiente com a audiência, que já espera novas ativações em datas como o Carnaval”, conclui Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.
Sobre a Influency.me
Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Com foco em alta performance, oferece soluções completas para marcas que desejam impulsionar seus resultados por meio da contratação de influenciadores digitais, conforme abaixo.
Influency.me Studio: plataforma para gestão de campanhas com influenciadores digitais. Com mais de 8 milhões de influenciadores registrados, auxilia centenas de marcas a executarem campanhas de forma a maximizar seus resultados;
Influency.me House: agência de influencer marketing com foco em alta performance, que conta com time especialista na gestão completa de campanhas para empresas de todos os portes e segmentos;
Influency.me Stars: agência de talentos da Influency.me. Conta com casting exclusivo de influenciadores digitais, selecionados mediante entrega de resultados excepcionais às marcas.
Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu mais de 200%, finalizando 2024 com faturamento superior a R$ 11 milhões. A Influency.me tem como propósito liderar o movimento que visa torna o Brasil referência mundial em influência digital. Ainda, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos em seu blog a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no País.
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SARAH ANDRADE DA COSTA
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