Um dos maiores problemas enfrentados por pequenas e médias empresas é a falta de controle financeiro, o que abre brechas para fraudes internas. Desvios de dinheiro, pagamentos duplicados e funcionários mal-intencionados podem causar prejuízos gigantescos. Além disso, a criatividade dos fraudadores também não fica a desejar. Por isso, é muito importante tomar medidas de segurança que visam proteger sua empresa de golpes, fraudes e outros ataques.
Robson Evangelista, Consultor em Gestão Financeira Empresarial e CEO da RE Gestão Empresarial afirma que a grande dificuldade, especialmente nas pequenas e médias organizações, é se organizar para cobrir todos os pontos e as possíveis falhas. “Por isso, é preciso obter conhecimento sobre os principais riscos e atenção aos detalhes para evitar que eles causem estragos”, diz.
Fraudes internas frequentemente começam com sinais sutis, como discrepâncias em registros financeiros, alterações inesperadas nos padrões de comportamento dos funcionários ou relutância em fornecer informações financeiras detalhadas. Identificar e agir rapidamente sobre esses sinais pode ser a chave para prevenir fraudes maiores no futuro.
Da mesma forma, estabelecer controles internos robustos é fundamental para evitar fraudes. “Isso inclui segregação de funções, auditorias regulares, reconciliações bancárias frequentes e controle rigoroso de acesso a informações financeiras. Automatizar processos financeiros com softwares especializados pode também reduzir o risco de erros humanos e fraudes”, complementa o especialista.
Como evitar fraudes nas empresas?
Para minimizar os riscos, os pequenos empresários podem adotar algumas práticas fundamentais:
Conheça os procedimentos que envolvem dinheiro;
Monte uma equipe de confiança;
Acompanhe todos os relatórios;
Conte com a tecnologia;
Verifique as referências de fornecedores e parceiros;
Crie políticas de segurança da informação.
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MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
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