A Optimove, plataforma líder em marketing focado no cliente, anunciou hoje a aquisição da Adact, provedora inovadora de soluções de marketing gamificado. A ferramenta da empresa comprada, fundada na Estônia, permite que marcas criem experiências interativas de gamificação, incluindo loterias, quizzes, jogos de previsão e mini-games personalizados, e vem para fortalecer as soluções orquestradas por IA da Optimove.
Com essa movimentação estratégica, a Optimove aprimora sua plataforma de marketing baseada em Inteligência Artificial ao integrar a avançada tecnologia de gamificação da Adact, transformando a experiência do cliente desde a aquisição até a retenção e depois a reativação.
As experiências gamificadas da Adact serão integradas à plataforma da Optimove, pioneira no conceito de marketing Positionless – abordagem que elimina barreiras entre funções e dá autonomia aos profissionais para criar e otimizar campanhas de forma ágil, combinando dados, automação e criatividade. Com a novidade, as marcas poderão potencializar o engajamento com os clientes e aumentar as taxas de conversão em até 80% com recursos inovadores, como:
Desenvolvimento de experiências interativas, como mini-games e landing pages, para coletar dados primários (zero-party data) e enriquecer perfis de clientes na plataforma da Optimove.
Ativação de experiências gamificadas personalizadas como parte de jornadas multicanal orquestradas por IA, garantindo que cada cliente tenha acesso ao jogo mais adequado ao seu perfil.
Integração de experiências gamificadas dentro das plataformas digitais das marcas, impulsionadas pelo Opti-X, solução da Optimove que usa IA e automação para entregar recomendações de conteúdo personalizadas em tempo real, para alcançar taxas inéditas de conversão e retenção.
Mensuração do impacto das experiências por meio de grupos de controle, utilizando a plataforma de dados do cliente da Optimove para quantificar o impacto incremental da gamificação em qualquer KPI de negócios.
A Optimove também estabelecerá um centro de desenvolvimento em Tallinn, na Estônia, focado na integração da tecnologia da Adact e na expansão de suas capacidades para a próxima geração de gamificação e engajamento com foco em fidelização. O fundador e CEO da Adact, Kalev Kärpuk, liderará a divisão de soluções gamificadas dentro da companhia e supervisionará as operações da nova unidade. Além disso, a empresa planeja expandir sua equipe no local para apoiar o crescimento contínuo de suas funcionalidades de gamificação e fidelização.
A estratégia de marketing Positionless da Optimove
O conceito de marketing Positionless foi inspirado no esporte, onde atletas são versáteis e desempenham várias funções, como LeBron James no basquete ou Jauan Jennings no futebol americano. Em vez de se limitar a um papel específico, esses profissionais possuem habilidades que transcendem funções tradicionais, adaptando-se a diversas situações e desafios.
No marketing, isso significa que o profissional não deve se restringir a uma função específica, como gerenciamento de marca ou criação de conteúdo, e pode executar campanhas de forma independente, oferecendo o seguinte:
Poder dos Dados: acesso imediato a insights e segmentações de clientes para campanhas personalizadas, sem a necessidade de assistência técnica.
Poder Criativo: ferramentas para criar assets de campanhas, como textos e elementos visuais, sem depender de equipes criativas.
Poder de Otimização: automação e testes para otimizar campanhas, diminuindo a necessidade de analistas dedicados.
A plataforma da Adact se alinha a essa estratégia, pois permite que profissionais de marketing implementem campanhas gamificadas sem necessidade de programação ou suporte técnico.
“A Optimove é uma referência global em marketing de engajamento do cliente, por isso a oportunidade de dar continuidade à nossa trajetória junto deles era imperdível. Com a fusão, serão feitos mais investimentos no desenvolvimento do nosso software de gamificação. Além disso, os clientes da Optimove terão acesso preferencial e em primeira mão às nossas soluções de gamificação dentro da plataforma,” comentou Kalev Kärpuk.
“As soluções de gamificação da Adact permitem que os profissionais de marketing criem e lancem campanhas interativas de forma independente, aumentando o engajamento e a retenção dos clientes. Após avaliarmos diversas opções no mercado, identificamos que a tecnologia deles se alinha perfeitamente à nossa visão de marketing Positionless,” afirmou o CEO da Optimove, Pini Yakuel.
“A plataforma intuitiva, adaptável e sofisticada da Adact complementa a Optimove perfeitamente. Por isso, juntos estamos expandindo a gamificação, a fidelização e as experiências de marketing de próxima geração—oferecendo às marcas mais formas eficazes de engajar seus clientes”, completou Yakuel.
Adact no Optimove Connect 2025
A Adact será um dos destaques do Optimove Connect, conferência anual da Optimove que ocorre entre os dias 19 e 20 de março, em Londres. Durante o evento, os profissionais de marketing presentes terão a oportunidade testar as soluções da empresa e criar campanhas gamificadas na prática.
Sobre a Adact
Fundada em 2019, a Adact oferece uma plataforma fácil de usar que permite que empresas criem atividades de marketing gamificadas com facilidade, incluindo mini-jogos, sorteios e quizzes. O portfólio de clientes da Adact inclui marcas globais como Disney, Starbucks e Amazon.
Sobre a Optimove
A Optimove, líder em marketing Positionless, elimina as limitações de funções fixas nas equipes de marketing, permitindo que qualquer profissional execute tarefas de forma ágil e independente. Sua plataforma oferece três pilares transformadores: poder dos dados, poder criativo e poder de otimização. O marketing Positionless já demonstrou aumentar a eficiência das campanhas em 88%, tornando as interações com os clientes mais personalizadas e eficazes.
A Optimove foi reconhecida como Líder Visionária no Quadrante Mágico do Gartner 2024 para Hubs de Marketing Multicanal. Ser referência em inovação faz parte do DNA da empresa: em 2012, foi a primeira plataforma de CRM de marketing a integrar IA nativamente, antecipando migrações de clientes entre diferentes estágios do ciclo de vida. Hoje, sua suíte avançada de IA está na vanguarda da otimização de fluxos de trabalho, unificando análise de insights, criação e orquestração de campanhas, consolidando o marketing Positionless como realidade.
A Optimove fornece soluções específicas para diversos setores e marcas globais. Para mais informações, acesse Optimove.com.
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OLIVIA DE PAULA ARRUDA
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