O consumidor brasileiro mantém um ritmo crescente de consumo, mas as empresas terão que, cada vez mais, entender as preferências de produtos e serviços, além de oferecer uma experiência diferenciada (CX), que cative a pessoa ao ponto de se tornar cliente.
As informações apresentadas são confirmadas na pesquisa “Voz do Consumidor” elaborada e divulgada pela consultoria PwC em 2024. Segundo a empresa, foram entrevistados consumidores de 31 países, entre eles o Brasil, que somaram 4 bilhões de pessoas adquirindo produtos e serviços no ano de 2023. A projeção feita pelos pesquisadores é de que, até 2030, o total alcance 5 bilhões de indivíduos.
Com esse entendimento, é importante lembrar que no dia 15 de março é celebrado o Dia Mundial do Consumidor, data estabelecida nos Estados Unidos, na década de 1960, pelo então presidente, J. Kennedy. O governante ficou conhecido por lutar pelos direitos da população, destacando que os cidadãos teriam quatro direitos básicos nas relações de comércio: informação, escolha, segurança e atenção dos empresários.
A importância das colocações resultou em outro momento importante, a criação das primeiras leis de defesa dos consumidores. No Brasil, a Lei nº 8.078 foi validada em 11 de março de 1991 e reforça que o indivíduo que adquire um produto ou serviço deve receber a informação adequada e clara, de modo a ter o direito de escolha.
Vale destacar que as mudanças tecnológicas impactaram diretamente o modo de consumo da população que migrou consideravelmente para a modalidade virtual. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2024, o faturamento das empresas com atuação no e-commerce cresceu 10,4% em relação ao período anterior e registrou um faturamento de R$ 204,3 bilhões.
Desse modo, os empresários do setor varejista devem se adequar ao novo momento do comércio, para manter e conquistar novos clientes. No Senac EAD, empresários e comerciários encontram um portfólio completo de cursos para aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos.
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Aline de Oliveira Silva
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