Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Quebrando o tabu: por que os meninos também devem ir ao urologista na adolescência
BEM-ESTAR

Quebrando o tabu: por que os meninos também devem ir ao urologista na adolescência

fatimabrasil19/03/202501
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Se seu filho já passou da fase de consultas pediátricas, chegou a hora levá-lo a um urologista. É entre os 10 e 15 anos, fim da infância e início da puberdade, que a primeira consulta deve acontecer. Embora a prática seja pouco difundida no Brasil, essa é a melhor forma de garantir que as novas gerações de meninos cresçam com acompanhamento, mais qualidade de vida, informação, segurança e, acima de tudo, sem medo de cuidar da própria saúde. É o que orienta o urologista José Roberto Colombo Júnior, médico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Para ele, é fundamental que a sociedade reflita sobre o assunto e crie o hábito de cuidar da saúde urológica masculina desde cedo, e não somente após os 40 anos.

“É preciso desmistificar a ideia de que o urologista é um médico apenas para homens adultos e mais idosos. Assim como as meninas são levadas ao ginecologista para acompanhar seu desenvolvimento e prevenir doenças, também é necessário ter essa cultura de cuidado com os garotos para que eles aprendam a cuidar da própria saúde assim que entram na adolescência. Os pais ou responsáveis devem começar a agir como essa figura de incentivo, pois dessa forma poderão melhorar a vida de seus filhos no futuro”, destaca.

Sem tabus

A avaliação médica desde a adolescência, além de quebrar tabus, pode ajudar a identificar e tratar precocemente diversas condições, como alterações no desenvolvimento dos órgãos genitais; fimose e outras condições que afetam a higiene íntima; infecções urinárias recorrentes; varicocele, uma dilatação anormal das veias testiculares que pode afetar a fertilidade; detecção precoce de doenças e outras enfermidades do aparelho urinário.

Diferentemente das meninas, que precisam anotar o ciclo menstrual para informar nas consultas, os garotos devem apenas conversar sobre seu histórico médico até então.

É o urologista também que poderá tirar aquelas dúvidas comuns aos garotos dessa faixa etária que sabem que o pediatra não é o médico mais adequado para respondê-las. Saber mais, por exemplo, sobre assuntos como o tamanho do pênis, se “está normal para a idade”, sobre o uso de preservativos, quais vacinas tomar, as infecções sexualmente transmissíveis, entre outras questões.

Prevenção

Quanto antes se cria o hábito do acompanhamento médico, maior é a chance de prevenir doenças graves no futuro, isso porque muitas doenças são silenciosas e podem ser fatais.

“Grande parte dos homens só busca um especialista quando já tem um problema de saúde estabelecido. Um acompanhamento regular possibilita diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes. Um simples exame clínico pode fazer toda a diferença no futuro. Além disso, conversar sobre o tema de forma aberta e sem preconceitos dentro da família pode ajudar a naturalizar esse cuidado”, explica Colombo Júnior, que é também um dos ases nacionais no campo da cirurgia robótica do Hospital Albert Einstein.

Prevenção que pode ajudar a mudar uma triste projeção estatística. Segundo dados de um estudo da revista científica internacional Lancet, publicados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), até 2024, os casos de câncer de próstata no mundo devem duplicar, passando de 1,4 milhão, em 2020, para 2,9 milhões, em 2040, devido não só ao aumento da expectativa de vida global, mas também à falta da cultura do diagnostico precoce.

Somente no Brasil, em 2023, o câncer de próstata matou sozinho uma média de 47 homens por dia, conforme dados do Ministério da Saúde.

Outra doença silenciosa e perigosa é o câncer de testículo, tipo de tumor que mais afeta homens na idade reprodutiva, entre 15 e 35 anos. E, segundo a SBU, estudos indicam um aumento alarmante de 26,6% no número de óbitos projetados por essa causa entre 2026 e 2030, em comparação ao período de 2011 a 2015.

Sobre o Dr. José Roberto Colombo Júnior
Médico urologista e especialista em cirurgia robótica urológica do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenador Executivo da Pós-Graduação em Cirurgia Robótica do Hospital Israelita Albert Einstein. Formado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Possui doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) São Paulo. Aprimoramento (Fellowship) em cirurgia minimamente invasiva na Cleveland Clinic, Cleveland, EUA. Atendimento: (11) 97090-5300 e WhatsApp (11) 2151-4116.

Divulgação

José Roberto Colombo Júnior é urologista e especialista
em cirurgia robótica do Hospital Israelita Albert Einstein

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELE TONELLI DE OLIVEIRA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde

10/05/2025

Mais precisão diagnóstica para reduzir cirurgias desnecessárias de tireoide é aposta da ATA em novo guideline

10/05/2025

ACG Home Care valoriza os Enfermeiros e oferece oportunidade como franqueado

10/05/2025
EM DESTAQUE

Agosto bate recorde e se torna o mês com maior número de notícias de incêndios estruturais no ano 

20/09/20240

Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas (InRad HCFMUSP) apresenta sua nova identidade visual

27/11/20240

Justiça2| Jorge Guerreiro Interpreta João

06/04/20240

Colaboração entre Raphaelli Essential Therapy e Cover 4 Him

28/10/20240

Especialista alerta sobre a importância da prevenção da osteoporose

06/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.