O mercado de franquias e licenciamentos no Brasil tem se mostrado uma porta de entrada promissora para muitos empreendedores, com um faturamento de R$273 bilhões em 2024, conforme dados da ABF. Ambos os modelos oferecem a possibilidade de iniciar um negócio com um sistema já formatado e uma marca reconhecida, mas com algumas diferenças importantes. Franquias geralmente envolvem um suporte mais completo da franqueadora, enquanto licenciamentos podem oferecer mais autonomia.
A escolha entre franquia e licenciamento depende dos seus objetivos e do seu perfil empreendedor. É importante pesquisar a reputação da empresa, o suporte oferecido, as taxas e royalties cobrados e o potencial de retorno do investimento. Além disso, é fundamental verificar se o modelo de negócio se encaixa nos seus interesses e valores.
Apresentamos a seguir seis opções de negócios que se destacam tanto no sistema de franquias quanto no de licenciamentos, abrangendo diferentes segmentos e níveis de investimento.
A Mr. Mart é uma rede de minimercados autônomos que faz parte de um grupo com mais de 19 anos de experiência neste segmento. As unidades operam sem funcionários e oferecem um mix de produtos que podem variar de acordo com a região de atuação de cada investidor. Além disso, toda a estrutura de pagamentos e operação é feita com tecnologia de última geração e já conta com o apoio da Inteligência Artificial. As lojas podem ser abertas dentro de condomínios, empresas e outros pontos comerciais.
Com taças individuais de poliestireno reciclável e selo de alumínio, a Vintimtim é uma rede de licenciamentos que reinventou o consumo de vinho, oferecendo seis variedades (tinto, branco e rosê) em doses únicas. Mais que conveniência, a marca promove acesso sem comprometer qualidade. Além disso, oferece o modelo de licenciamento para investidores, semelhante ao sistema de franquias. O investimento é acessível e não requer experiência prévia para quem quer começar a empreender. Além disso, não necessita investimento em ponto fixo e o modelo que pode ser itinerante.
A Maria Gasolina Express é uma rede de franquias de minimercados autônomos gourmet com mais de 150 franqueados espalhados por todo o Brasil. A rede se destaca pelo oferecimento de um mix variado de produtos e pelos espaços das lojas, com lay-out agradável e área de convivência com internet, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam preparar e comer as suas refeições no local. O papel do franqueado é administrar o ponto comercial – o que pode ser feito em qualquer horário.
A Booleria é uma empresa que oferece um modelo de negócios inovador de mini bolos self-service, permitindo que os convidados personalizem suas sobremesas. Operando por meio de um sistema de licenciamentos, a Booleria possibilita que empreendedores repliquem seu modelo em festas e eventos corporativos, destacando-se pela flexibilidade e ausência de necessidade de estoque ou ponto comercial fixo. Os licenciados investem em um carrinho especial para a produção dos bolos, com suporte completo desde a abertura até a gestão diária.
A Dr. Escritura é uma rede de franquias especializada em regularização de imóveis. Com mais de 15 anos de atuação, a empresa ajuda donos de terrenos, casas, espaços comerciais e outros com a regularização junto aos órgãos públicos. Isso tanto na parte urbana, quanto na rural. Tudo pensado para tornar o processo simples e acessível. O papel do franqueado é atuar na prospecção e administração da carteira de clientes. Toda a parte técnica tem o suporte da franqueadora, do início ao fim de cada atendimento.
Lançada em 2020, a Go Fit Box é uma rede de franquias de academia autônoma. Com foco na saúde e bem-estar das pessoas, o modelo consiste em um box que conta com equipamentos para que os usuários possam realizar treinamentos em cabines individuais e personalizadas. O franqueado não precisa ser professor de educação física e nem de funcionários, embora seja recomendado.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
marcus@agenciasucellus.com