Com a entrada em vigor da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), em 25 de maio de 2025, todas as empresas brasileiras serão obrigadas a identificar, documentar e gerenciar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
A Norma, que integra o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), amplia o foco da segurança do trabalho no país. Além dos riscos físicos, químicos e biológicos, passa a incluir também fatores psicossociais no ambiente de trabalho.
Mas a Rede Santa Catarina já saiu na frente: desde outubro de 2024, vem implementando um robusto pacote de ações voltadas à promoção da saúde mental de seus colaboradores, tornando-se uma referência no setor.
Acolhimento estruturado e formação certificada
Uma das iniciativas da Rede Santa Catarina foi a formação de 40 colaboradores com certificação internacional em Primeiros Socorros em Saúde Mental. Médicos, enfermeiros, profissionais de gestão de pessoas e de diferentes áreas foram capacitados para atuar como Agentes de Suporte ao Acolhimento (ASA) — profissionais preparados para reconhecer sinais de sofrimento emocional, oferecer um acolhimento treinado e orientar os colegas para os canais adequados de apoio.
“A saúde mental sempre foi uma prioridade para nós, e a atualização da NR-1 apenas reforça o caminho que já estávamos trilhando. Ao nos anteciparmos às exigências da Norma, conseguimos estruturar um cuidado verdadeiro e próximo dos nossos colaboradores, que agora contam com profissionais preparados para oferecer acolhimento e direcionamento adequado desde o primeiro sinal de sofrimento”, afirma Elaine Regina Ferreira, diretora Executiva de Gestão de Pessoas e ESG da Rede Santa Catarina.
Tecnologia, acesso e cuidado contínuo
Além do programa ASA, a Rede Santa Catarina também estruturou uma série de iniciativas complementares voltadas ao cuidado com a saúde mental dos seus colaboradores. Entre as ações estão:
Programa de Apoio e Assistência ao Colaborador (PAAC), que oferece suporte individualizado a quem enfrenta dificuldades emocionais;
Acesso a uma rede credenciada de psicologia, psiquiatria e internação via plano de saúde;
Ferramentas especiais para o bem-estar emocional que ampliam o acesso ao cuidado de forma prática e segura;
Oferta de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para colaboradores identificados com necessidade em exames periódicos ou orientados pela equipe de saúde ocupacional;
Telemedicina com especialistas em psiquiatria, permitindo atendimento ágil e resolutivo;
Programa Ser: workshop direcionado aos líderes, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre os principais desafios de saúde mental e possíveis estratégias de prevenção e intervenção no ambiente de trabalho, cultivando relações saudáveis e o bem-estar coletivo. Trabalhando, assim, no time de líderes, o letramento dos fatores psicossociais que levam ao adoecimento;
Mapeamento do Risco Psicossocial: com 100% das áreas mapeadas este ano;
Mapeamento em Saúde Mental: permite estratificar e priorizar as ações coletivas, como atuar na coordenação do cuidado do colaborador.
Mais do que apenas cumprir uma norma, a Rede Santa Catarina vem promovendo um movimento institucional para consolidar uma cultura organizacional mais humana, na qual o cuidado com a saúde emocional ocupa posição central. A área de Gestão de Pessoas tem revisado políticas internas e adaptado processos para incluir, de forma estruturada, ações de prevenção e enfrentamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
“Nosso objetivo é ir além do cumprimento das normas, até porque, este cuidado já está no nosso DNA e iniciamos bem antes da exigência legal. Queremos criar um ambiente seguro, acolhedor e saudável — onde cada colaborador se sinta visto, respeitado e apoiado, tornando-os melhores para o trabalho, no exercício de suas atividades. Esse tem sido nosso foco e a nossa diretriz em tudo que fazemos.”, conclui Elaine.
Sobre a Rede Santa Catarina
Com 125 anos de atuação no Brasil, a Rede Santa Catarina é formada por 18 instituições nas áreas de saúde, educação e assistência social, presentes em seis estados brasileiros. Com um modelo de gestão sustentável, reinveste os recursos gerados em suas próprias obras, oferecendo cuidado integral ao ser humano em todas as fases da vida. Na área da saúde, reúne 9 hospitais de média e alta complexidade e uma instituição de longa permanência para idosos, com ampla atuação no atendimento via SUS. Na educação, mantém 5 colégios em diferentes etapas de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de iniciativas sociais reconhecidas por conselhos municipais da área. A Rede Santa Catarina alia tradição, qualidade e acolhimento em serviços voltados à promoção da dignidade humana.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMANDA RIBEIRO DA SILVA CARVALHO
amanda.carvalho@fsb.com.br