Nos últimos anos, se iniciou em diversas esferas de influência a discussão sobre engajamento de funcionários, qualidade de vida, melhores benefícios e vida além do trabalho. Esse debate se tornou uma pauta tão importante que hoje faz parte da estratégia corporativa de diversas empresas, que buscam melhorar seu desempenho e, ao mesmo tempo, não exaurir de forma física e mental seus colaboradores para criar um ambiente acolhedor e com oportunidades de crescimento.
De forma geral, estamos falando de um conceito chamado de “fatores de engajamento”, que consiste em uma série de características organizacionais de uma empresa, sempre interligadas, que criam uma rede de conforto, crescimento e acolhimento para o colaborador. No final das contas, essa rede faz com que o profissional se sinta valorizado como uma peça importante da máquina da qual faz parte, e não só mais um número ou um cargo sem rosto, como ocorre em muitas empresas que não se preocupam com o bem-estar do colaborador.
Quais são os principais fatores de engajamento para colaboradores?
Alguns dos fatores de engajamento estão relacionados à cultura organizacional da empresa. Por exemplo, um escritório com papéis bem estabelecidos para cada colaborador terá muito mais engajamento do que uma empresa em que não existe uma estrutura estabelecida e toda a equipe parece perdida no meio das demandas.
A comunicação aberta e saudável é outro fator muito importante para melhorar a qualidade de vida dentro da empresa. Quando o colaborador se sente ouvido e vê suas sugestões postas em práticas, percebe que sua opinião e sua expertise são muito valorizadas dentro daquele ambiente.
Uma liderança cativante é muito importante para melhorar o engajamento dos profissionais. Líderes acessíveis, que fornecem feedbacks – tanto positivos quanto negativos –, promovem correções de forma a não expor o colaborador e procuram atender aos problemas de cada um, são sempre bem-vistos pela equipe e fazem a pessoa sentir que o líder se preocupa com o seu desenvolvimento.
Reconhecimento profissional é outro fator de engajamento extremamente importante, pois saber reconhecer um bom trabalho, um projeto bem executado ou uma grande venda faz com que a equipe envolvida se sinta prestigiada.
Aliado ao reconhecimento, podemos citar também as bonificações, assim como os benefícios corporativos. Além daqueles obrigatórios por lei, como auxílio-internet, cartão de abastecimento veicular, folgas, entre outros, garantir bons benefícios faz o colaborador entender como aquela empresa é diferenciada e como ela valoriza e trata de forma humana seus profissionais.
Por fim, possibilidades de crescimento e desenvolvimento reais para os colaboradores são muito desejadas. O profissional consegue ver um propósito ou um objetivo, e, para isso, vai se esforçar e se dedicar para alcançar essa meta, pois consegue ver que é algo possível, e não um sonho distante que só acontece com poucas pessoas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
andre.eloi@conversion.com.br