Na semana de 27 de abril a 3 de maio, as atenções da ciência sobre Reprodução Humana estarão voltadas para as cidades de Lima e São Paulo. A capital peruana receberá de 27 a 30 de abril o 17º Congresso da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA), instituição científica e educacional, que agrupa mais de 90% dos centros que realizam técnicas de reprodução assistida na América Latina. No Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, haverá, de 1 a 3 de maio, o 31º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana (CBRH 2025).
Referência global em reprodução assistida, o laboratório de biotecnologia Igenomix, do Vitrolife Group, atuante em mais de 80 países, marca presença na programação científica dos dois eventos, com destaque para a palestra no RedLara 2025 do embriologista sueco Jaco Terblanche, diretor da Vitrolife Academy, no dia 28, às 9h, com o tema “Maximizando o desempenho do laboratório: Identifique ganhos marginais para melhorar resultados”.
Nesta palestra, Terblanche pretende explorar maneiras de otimizar o desempenho laboratorial por meio da análise de ganhos marginais, aprimorando processos e resultados clínicos. “A eficiência laboratorial é um dos fatores-chave para o sucesso dos tratamentos de reprodução assistida. Pequenos ajustes nos processos podem gerar melhorias significativas nos desfechos reprodutivos”, afirma.
No mesmo dia, às 11h, Jaco Terblanche retorna para ministrar o Simpósio Rastreabilidade e segurança de processos com eWitness. Trata-se de um é um sistema de prevenção de erros para o tratamento de fertilização in vitro (FIV), o que inclui ser uma tecnologia que assegura a correta identificação dos gametas e embriões. “Junto com a evolução na área, vemos também o aumento da complexidade. Com isso, estabelecer fluxos seguros é fundamental. Com esse sistema, a rastreabilidade é possível por meio da digitalização, gravação e validação de cada ação. Durante todo o processo de tratamento de FIV os dados do processo de trabalho estão protegidos e livres de erros humanos”, ressalta o diretor do Vitrolife Group.
AS DEMAIS PALESTRAS COM PARTICIPAÇÃO DO IGENOMIX – VITROLIFE GROUP
17º Congresso da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA)
A brasileira Catherine Kuhn Jacobs, embrióloga sênior e suporte clínico do Vitrolife Group na América Latina, apresentará a aula SOS Biópsia Embrionária no dia 29 de abril, no Red Lara, às 9h. Ela trará abordagens sobre eclosão assistida, qualidade embrionária e casos desafiantes, tubing, cuidados para prevenir a contaminação celular e cuidados para manter a qualidade da amostra. “A biópsia embrionária é uma ferramenta valiosa para avaliar a viabilidade dos embriões. No entanto, sua realização exige técnicas apuradas e um rigoroso controle de qualidade para evitar danos às células”, destaca Catherine Kuhn Jacobs.
31º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana (CBRH 2025).
Com o tema “Ponto e contraponto: IA substituindo a biópsia embrionária”, Catherine Kuhn Jacobs participa no programa científico do Congresso no dia 3 de maio, às 14h. O avanço da inteligência artificial na reprodução assistida tem levantado debates sobre sua aplicação na seleção embrionária. Esta aula discutirá se a IA pode substituir a biópsia embrionária e analisará seus potenciais benefícios e limitações. “A inteligência artificial tem evoluído significativamente e traz novas perspectivas para a seleção embrionária. No entanto, ainda há desafios a serem superados antes que possamos considerar sua substituição total de métodos tradicionais”, avalia Jacobs.
A presença do Igenomix nestes congressos reforça sua liderança em pesquisa e inovação, além de destacar o compromisso contínuo com a excelência na medicina reprodutiva. “Ao compartilhar conhecimentos sobre temas essenciais como qualidade embrionária, segurança laboratorial e as novas fronteiras da inteligência artificial, a empresa contribui para o avanço dos tratamentos de fertilidade, promovendo práticas mais seguras e eficazes e ampliando as possibilidades de sucesso nos processos reprodutivos”, finaliza Jacobs.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MELINA FERRAZZO BANDEIRA
melina@sensucomunicacao.com.br