São Paulo, maio de 2025 – O preparativo para uma das datas mais relevantes do varejo nacional, o Dia das Mães, revela que, neste ano, a expectativa é de mais vendas – porém de presentes mais singelos. Segundo levantamento da Vixtra, fintech especializada em soluções para importadores, a partir de dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o Brasil importou mais de 83 mil toneladas em produtos de vestuário e calçados no primeiro trimestre de 2025, um salto de 18% em relação ao mesmo período de 2024 e de 31% quando comparado a 2023. Esse foi o maior volume importado em qualquer trimestre dos últimos 12 meses.
O Dia das Mães para o comércio começa meses antes do segundo domingo de maio, com varejistas e distribuidores fazendo pedidos e abastecendo os estoques com novos modelos e coleções comemorativas. E, apesar do aumento do volume importado, especialmente da China (50,49% das mercadorias vem do país), o valor total caiu. No primeiro trimestre de 2025, registrou-se USD 926 milhões — queda de 4% em relação ao mesmo período de 2023 e leve aumento de 3% comparado a 2024.
Para Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, a movimentação demonstra que o varejo está otimista com as compras. “É um costume do brasileiro presentear, mesmo em momentos de maior apreensão econômica como o atual, ainda mais numa data voltada às mães. Então, os presentes podem se tornar mais modestos, a famosa ‘lembrancinha’, mas continuarão movimentando o comércio”, explica.
Baltieri ainda acrescenta que a importação é vantajosa para ambos os lados: o vendedor aumenta seus lucros e o consumidor limita seus gastos. “Nos últimos anos, temos visto um aumento nas importações no setor de moda, com preços mais competitivos que os praticados no mercado interno. Isso amplia as opções para o consumidor e estimula marcas nacionais a inovarem em qualidade, design e estratégia para se destacarem em um cenário cada vez mais dinâmico”, finaliza o co-CEO da Vixtra.
Sobre a Vixtra
A Vixtra é a primeira fintech especializada em importação para empresas no Brasil e América Latina. Oferecemos soluções financeiras de crédito, financiamento e câmbio, assim como soluções tecnológicas que facilitam, simplificam e unificam em uma única plataforma. A Vixtra é composta por especialistas em finanças, tecnologia e importação dedicados a ajudar importadores a fazerem melhores negócios, ter acesso a crédito suplementar e gerir com maior eficiência as suas importações.
O Crédito Rotativo Vixtra, por exemplo, é um modelo de crédito exclusivo e inovador onde qualquer importador que tenha mercadorias em trânsito, pode ampliar seu capital de giro usando sua carga como garantia. Com o Financiamento para Importação Vixtra, você capta dinheiro com a Vixtra para pagar antecipadamente o seu fornecedor internacional, ganha tempo para girar seu estoque sem impactar suas outras linhas de crédito. Sem custos de IOF, em moeda local e sem afetar sua posição no Sisbacen.
Sobre a Di Santinni
Fundada em 1980, a Di Santinni é uma varejista tradicional de calçados que conta com mais de 2,5 mil colaboradores e mais de 4 milhões de clientes mensais. A empresa possui mais de 130 lojas no Brasil, conta com o selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e tem como missão levar a moda para todos os públicos com preços acessíveis. Entre seus diferenciais estão a tecnologia DS Smart e todo o suporte 24h oferecido aos franqueados, que também contam com um app para auxiliar na gestão da loja. A Di Santinni também oferece aos clientes a possibilidade de terem o cartão próprio da loja e, assim, usufruírem do mix completo de calçados e acessórios para a família em todas as ocasiões.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVI DE SÁ VIEIRA DE GOUVEIA LANÇAS
[email protected]