Em meio ao início da pandemia de corononavírus, em março de 2020, o Brasil deu um passo importante na transformação digital da medicina. Por meio da Portaria 467, o Ministério da Saúde autorizou, de maneira temporária e emergencial, o uso da telemedicina no país. O que começou como uma resposta necessária à crise sanitária, consolidou-se como um modelo de cuidado eficiente e seguro, que hoje faz parte da rotina de milhares de médicos e pacientes.
Três dias após a publicação da portaria, a Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo e líder em agendamento online de consultas no Brasil, já oferecia suporte para que médicos iniciassem os atendimentos a distância. Na primeira semana, mais de 5 mil consultas foram agendadas. Sete dias depois, o número já se aproximava de 10 mil.
Desde então, o crescimento foi contínuo. De 2023 para 2024, os agendamentos de consultas online via Doctoralia cresceram 53%, alcançando o marco de 3 milhões de teleconsultas realizadas somente no último ano, uma média de 270 mil atendimentos por mês. Em cinco anos de atuação, a plataforma já contabiliza mais de 10 milhões de atendimentos online, conectando pacientes e médicos com eficiência e segurança. Atualmente, mais de 15 mil profissionais da saúde oferecem esse tipo de agendamento pela plataforma.
A evolução do modelo também foi acompanhada pela consolidação legal. A telemedicina é, hoje, regulamentada pela Lei nº 14.510/2022, que autoriza e disciplina a telessaúde em todo o território nacional. A prática está detalhada na Resolução CFM 2.314/2022, que estabelece os critérios técnicos e éticos para a sua realização. Dessa forma, o que antes era uma medida excepcional tornou-se parte do escopo da medicina contemporânea, integrada à rotina de clínicas, consultórios e hospitais.
“A função da telemedicina é ampliar o acesso à saúde, agilizar diagnósticos, promover a continuidade do cuidado médico e reduzir barreiras geográficas, permitindo que os pacientes recebam atendimento de qualidade onde estiverem. É uma revolução importante no setor e que deve seguir crescendo com as novas gerações, mais acostumadas com a tecnologia”, afirma Marco Salero – COO da Doctoralia.
Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2025, pesquisa desenvolvida pela Doctoralia em parceria com a Feegow, 68% das instituições de saúde no país já oferecem o serviço de telemedicina, um aumento em relação aos 64% registrados na edição anterior do estudo, de 2024. O dado reforça a consolidação desse modelo de atendimento, que vem sendo adotado tanto por grandes redes quanto por profissionais autônomos, como uma alternativa eficiente de cuidado.
Benefícios para profissionais e pacientes
Do ponto de vista do médico, a telemedicina representa também uma nova frente de crescimento profissional. Permite a ampliação da base de pacientes, otimização do tempo de agenda e melhor gestão dos atendimentos, com auxílio de tecnologias integradas. Para muitos profissionais, é a porta de entrada para a transformação digital no consultório, processo que inclui o agendamento online, a gestão de prontuários eletrônicos – sempre de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – a gestão financeira e o marketing médico.
“Muitos pacientes solicitavam atendimento remoto principalmente por questões de deslocamento e para não perder o horário. Com a pandemia, a telemedicina foi impulsionada e passou a ser uma opção real, acessível e prática. Hoje, deixo a critério do paciente: ele escolhe se prefere vir até o consultório ou fazer de forma remota”, aponta Dr. Oswaldo Petermann – Psiquiatra.
Pioneira nesse movimento no Brasil, a Doctoralia tem papel fundamental nessa trajetória. Além de disponibilizar uma plataforma segura e completa para a realização das teleconsultas, investe continuamente em soluções que conectam médicos e pacientes de forma simples, ética e eficiente. Entre as novidades, a empresa desenvolveu o assistente virtual Noa Notes, que resume e registra detalhadamente a consulta, sem que o profissional precise digitar ou tomar nota manualmente.
“Olhando para o futuro, a tendência é de que a telemedicina se torne ainda mais presente e integrada ao ecossistema de saúde. Com o avanço de tecnologias como inteligência artificial, interoperabilidade de dados e prontuários inteligentes, o atendimento a distância está avançando rápido para se tornar cada vez mais personalizado, resolutivo e seguro – sempre com foco no cuidado contínuo e na experiência do paciente”, comenta Flávia Soccol, líder global de Patient Care da Doctoralia.
A jornada da telemedicina no Brasil mostra como a inovação pode romper fronteiras e transformar a vida de milhares de pessoas. Ao lado de médicos, clínicas e hospitais, a Doctoralia segue protagonizando essa evolução, com soluções que facilitam o acesso, otimizam o trabalho dos profissionais e colocam o paciente no centro do cuidado. O futuro da saúde é híbrido, digital e mais humano — e ele já começou.
Sobre a Doctoralia
A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. A empresa cria aplicativos digitais e soluções de software para médicos, clínicas, hospitais e pacientes para permitir que o ecossistema de assistência médica e a jornada do paciente trabalhem juntos de forma mais integrada. Presente em 13 países com a missão de humanizar a jornada do paciente e a experiência em saúde, atende cerca de 55 milhões de usuários únicos e processa mais de 21 milhões de agendamentos de consultas por mês. A plataforma oferece aos pacientes a praticidade de escolher os profissionais de saúde por meio de filtros como especialidade, cidade, planos de saúde, de acordo com as preferências de horário e avaliações de outros pacientes. Aos profissionais de saúde, permite oferecer o agendamento online para consultas presenciais ou por telemedicina, com lembretes para reduzir as faltas de pacientes e uma série de outras ferramentas para otimizar a gestão de consultórios e clínicas, além de permitir que a digitalização dos processos e visibilidade no marketplace impulsionem a reputação online dos profissionais. No Brasil, a Doctoralia disponibiliza mais de 570 mil perfis de profissionais de diferentes especialidades de saúde. Em agosto de 2022 a empresa realizou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o App para pacientes e Assistente de Inteligência Artificial para otimizar a rotina dos profissionais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TATIANE MARTINS SILVA
[email protected]