Reformar um imóvel já habitado pode ser um grande desafio — e também uma oportunidade única de traduzir a história e os desejos de uma família em cada detalhe do espaço. Esse foi o ponto de partida do projeto assinado pelo escritório Thais Monfré Arquitetura para um apartamento de 105m² localizado no Brooklin, zona sul de São Paulo. O imóvel, que pertence a um casal com duas filhas pequenas, passou por uma reforma completa para ganhar funcionalidade, acolhimento e um estilo contemporâneo com pegada urbana.”Os moradores já viviam no apartamento e vinham se organizando para uma reforma integral. A planta original não atendia mais às necessidades da família e pedia atualizações profundas. Foi uma obra completa, com intervenções estruturais, mudança de layout e renovação total dos acabamentos”, conta a arquiteta Thaís Monfré, que foi descoberta pelos clientes por meio do Instagram.
Entre as principais transformações, destacam-se a abertura parcial da cozinha, que trouxe mais integração com a área social, e a incorporação da varanda à sala, criando novos cantinhos de uso, como um espaço de leitura e um banco junto à janela. Já o antigo quarto de serviço foi convertido em um escritório compacto e funcional, acessado diretamente pela sala.
Outro destaque da reforma é o novo layout do quarto das filhas, que agora compartilham o mesmo ambiente. O projeto incluiu camas sob medida com proteções laterais, teto colorido e decoração lúdica com adesivos e quadrinhos, enquanto o antigo quarto virou uma brinquedoteca multiuso, equipada com sofá-cama, mesas evolutivas e armário com nichos acessíveis.
A área íntima também foi otimizada: o banheiro das meninas ganhou nova disposição para facilitar a circulação, bancada estendida com cuba esculpida e armário com espelho, enquanto o banheiro do casal seguiu uma linha mais minimalista, com porcelanatos em tons de cinza, bancada esculpida e nicho no box revestido com o mesmo acabamento.
Nos acabamentos, o projeto aposta em materiais atuais e sofisticados, como o granito branco Álamo escovado no lavabo, porcelanatos Portobello e Portinari, quartzo branco e cinza nas bancadas e revestimentos cimentícios da Gauss. Já os mobiliários e objetos de design, como as mesinhas Fernando Jaeger, arandelas Estúdio RK, poltrona Muma e o quadro da artista Deise Pucci, reforçam o cuidado com os detalhes e a personalidade do projeto.
O processo durou cinco meses de projeto e seis meses de obra, com envolvimento ativo dos moradores em cada etapa, garantindo que o novo lar refletisse não só suas necessidades práticas, mas também seu estilo de vida e afetos cotidianos.
Créditos:
Projeto: @thaismonfre.arquiteta | www.studiomonfre.com
Fotos: @sofminatelfotografia – Sofia Minatel
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAMIRIS DE SOUZA
[email protected]