Luciana Amgarten, Psicóloga com longa experiência em clínica terapêutica e atualmente instrutora do curso sobre Hipnose Ericksoniana cujas turmas pelo país se iniciam agora em março. Nesta breve entrevista fala sobre esta ferramenta terapêutica e sua utilidade para os mais diversos profissionais, da saúde ou não.
Em que momento hipnose deve ser considerado como terapia?
Luciana: A Hipnose Ericksoniana é uma estratégia terapêutica, que facilita níveis profundos de comunicação interpessoal e/ou intrapessoal, promovendo assim, um acesso mais livre para a mente inconsciente. Sendo assim, ela pode ser considerada terapia, quando utilizada para fins terapêuticos, ativando níveis mais profundos de aprendizagem.
Sabemos que Milton Erickson foi conhecido por sua efetividade no processo clínico, como ele trabalhava com seus clientes?
Luciana: Convidando o seu cliente a participar ativamente do seu processo, Milton Erickson acreditava que a chave para a resolução está dentro de cada indivíduo, então, ele contava longas metáforas, o que chamamos de linguagem indireta, com o intuito de despertar em seu cliente um processo de movimento para as suas resoluções internas.
O que é transe? Qualquer pessoa pode entrar em transe?
Luciana: Milton Erickson, em seus estudos, percebeu que o transe é um fenômeno da vida, ou seja, é um estado de consciência natural programado na própria biologia humana. Existem pessoas que possuem mais facilidade em responder às sugestões hipnóticas, outras menos. Importante lembrar, que o estado hipnótico não retira a pessoa do controle de sua vida, a hipnose apenas auxilia a vivência das sugestões, facilitando o processo terapêutico.
Existe alguma restrição em relação a idade ou sexo dos pacientes no uso desta ferramenta terapêutica?
Luciana: Não existe restrição em relação a idade ou sexo, é possível utilizar Hipnose Ericksoniana desde os pequeninos, até o final da vida.
O que um profissional que pretende atuar, com qualidade, precisa aprender para atuar com hipnose Ericksoniana?
Luciana: Primeiramente, é necessário um trabalho interno, por isso, vivenciar a Hipnose Ericksoniana se faz necessário. É preciso que o terapeuta que deseja utilizar essa poderosa estratégia aprenda a se olhar, perceba seu ritmo, suas necessidades e a direção para onde está indo, para então, oferecer para seus clientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Sandro Schmitz dos Santos
press@austral.cc