Se você está pensando em investir em uma franquia, saiba que, por trás da promessa de sucesso fácil e rápido, existem nuances e desafios que precisam ser considerados.
Antes de mais nada, o assunto é de suma importância e é extremamente favorável para um Franchising mais forte e consciente, já que ajuda a diminuir alguns dos problemas encontrados quando os franqueados mostram descontentamento por algo que não foi dito com tal precisão.
Por isso, o especialista em franquias e expansão de negócios, Marcos Benutto, revela os segredos que ninguém conta sobre esse modelo de negócio.
A ilusão do sucesso fácil
Muitas vezes, a expansão de franquias é vendida como uma fórmula mágica para o sucesso empresarial. No entanto, Benutto alerta que o sucesso depende de diversos fatores, como a escolha da franquia certa, o planejamento estratégico e a dedicação do franqueado.
“Não existe uma receita pronta para o sucesso. É preciso ter um olhar crítico e analisar todos os aspectos do negócio antes de tomar qualquer decisão”, afirma o especialista.
O que você precisa saber antes de investir
Entre tantos detalhes, Marcos observa alguns essenciais para que o investidor já começo com maior chances de sucesso:
Faça uma pesquisa completa: antes de investir em uma franquia, pesquise a fundo a marca, o mercado e a concorrência;
Analise o contrato: leia atentamente o contrato de franquia e procure um advogado para tirar suas dúvidas;
Converse com outros franqueados: procure conversar com outros franqueados da rede para conhecer a realidade do negócio por dentro;
Planeje seu investimento: tenha em mente que investir em uma franquia exige um investimento inicial significativo.
Esteja preparado para trabalhar duro: o sucesso em uma franquia exige muito trabalho e dedicação.
A decisão de investir em uma franquia deve ser tomada com cuidado e após uma análise completa de todos os fatores envolvidos. Ao buscar informações e opiniões de especialistas como Marcos Benutto, o empreendedor estará mais preparado para tomar a melhor decisão para o seu futuro.
“Ao escolher uma franquia, busque por empresas sólidas, com um modelo de negócio comprovado e que ofereçam um bom suporte aos franqueados”, reforça.
Os desafios da expansão
Igual ao investimento em Franquias, para as redes que pretendem expandir seu negócio, também precisam estar bem atentos, já que este processo exige muito mais do que apenas abrir novas unidades.
É fundamental lidar com questões como a seleção e o treinamento de franqueados, a gestão da marca, a adaptação do negócio a diferentes mercados e a concorrência.
“A expansão é um processo complexo que exige planejamento e acompanhamento constantes para que as marcas possam crescer com consistência e de forma sustentada”, explica Benutto.
O papel do franqueador
O sucesso da expansão de uma franquia também depende do papel do franqueador. É ele quem oferece suporte aos franqueados, fornece treinamento e acompanhamento, e garante a qualidade dos produtos e serviços.
“Um bom franqueador é aquele que está sempre disposto a ajudar seus franqueados a alcançar o sucesso e, assim, conquistando o sucesso para toda a rede”, afirma Benutto.
Além disso, o franqueador precisa ter paciência para estruturar e planejar a sua expansão, sabendo que este é um processo que não acontece do dia para a noite
“A expansão de franquias pode ser uma excelente oportunidade de negócio, mas é preciso ter cautela e estar preparado para os desafios. Expandir é muito mais que abrir lojas, expandir é replicar a cultura de um negócio para que ele dê certo”, conclui Marcos Benutto.
Marcos Benutto
Especialista em franquias e expansão de negócios, com ampla experiência em gestão operacional no setor varejista, especificamente, alimentação, educação, saúde e bem-estar e bens de consumo.
Liderou com sucesso equipes e gerenciou redes de lojas próprias e franquias de renomadas empresas como Óticas Carol e Cellep.
Além disso, promoveu melhorias financeiras por meio de análises abrangentes de demonstrações financeiras, gerenciamento de grandes equipes, condução de análises de cenários, implementação de planos de ação e supervisão de esforços de trade marketing e visual merchandising.
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RAFAEL VIVIAN GMEINER
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